UFF inicia pesquisa sobre inventário da oferta turística no RJ

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

A partir do dia 11 de abril, professores e alunos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense darão início a realização da pesquisa de campo no Município do Rio de Janeiro, correspondente a uma das fases do Projeto Inventário da Oferta Turística da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

O projeto é integrante do Programa Regional do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A pesquisa tem duração prevista de 15 dias e professores e alunos integrantes do projeto irão visitar e inventariar todos os atrativos culturais, naturais e os meios de hospedagem da capital fluminense. Serão catalogados cerca de 3000 lugares.

De acordo com o Carlos Alberto Lidizia, professor da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF e coordenador Geral do Projeto, o levantamento deverá contribuir para a realização de novos investimentos na região.

Junto aos 30 pesquisadores da UFF no campo, participarão do projeto de pesquisa alunos e professores dos cursos de turismo e hotelaria da UNIRIO E UFRRJ também. Todas as abordagens de registro e armazenagem das informações serão realizadas digitalmente através do uso de tablets. Ao todo, serão utilizados 57 tipos de questionários.

O Rio de Janeiro é o segundo município do Estado a receber as pesquisas de campo do IOT-RJ. O prineiro foi em Niterói, em janeiro. Segundo Claudia Moraes, coordenadora Técnica do IOT no Estado, o município do Rio apresenta um maior volume de questionários a serem produzidos, comparativamente aos outros 22 municípios participantes do Inventario, fato que demanda uma logística de maior complexidade.

Pin It

Comments are closed.