Turistas estrangeiros consideram Brasil caro, diz diretor do TripAdvisor

Apesar do grande interesse em conhecer o Brasil, turistas estrangeiros evitam viajar ao pas por consider-lo um destino caro, afirma Brian Payea, diretor de Relaes com a Indstria do TripAdvisor.

Segundo uma pesquisa da consultoria Ipsos, feita a pedido do TripAdvisor em maro deste ano, 20% da populao global sonha em conhecer o Brasil (o pas ficou em 15 na lista de destinos desejados). Para Payea, a desvalorizao do real frente ao dlar uma oportunidade para atrair mais turistas estrangeiros durante a crise.

“As pessoas no sabem que podem vir para c por um timo preo agora e que os voos esto disponveis. preciso fazer essa informao chegar at elas, com campanhas de marketing e de relaes pblicas. O Brasil tem uma marca tima. As pessoas sempre associam o pas a um lugar divertido”, disse Payea Folha, aps evento para executivos do setor em So Paulo.

Diego Padgurschi/Folhapress

SAO PAULO, SP, BRASIL - 16-11-2015: Bryan Payea, executivo da TripAdvisor durante entrevista em hotel de SP. (Diego Padgurschi /Folhapress - (MERCADO) ***EXCLUSIVO***
Brian Payea, do TripAdvisor, durante entrevista em hotel em So Paulo

Payea tambm afirmou que os brasileiros tm muito interesse em conhecer o prprio pas e que seus turistas esto entre os mais conectados do mundo, em uso de celulares.

O TripAdvisor, que se apresenta como “maior site de viagens do mundo”, permite ver dicas e avaliaes de outros viajantes, alm de fazer reservas de passeios, hotis, restaurantes e passagens areas.

A empresa obtm a maior parte da sua receita – de US$ 1,2 bilho em 2014 – por meio de anncios e comisses, pagas por parceiros, em reservas realizadas no site.

No Brasil, a plataforma tem 5,3 milhes de visitantes nicos por ms e, entre junho de 2014 e o mesmo ms de 2015, aumentou em 67% seu nmero de acessos.

Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

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Folha – O turista brasileiro diferente dos viajantes de outros pases?

Brian Payea – Os turistas em todos os pases tm similaridades. Eles compartilham o desejo de ver e experimentar coisas novas. Mas h diferenas de comportamento. No Brasil, h muitos viajantes domsticos. 80% da atividade dos brasileiros no TripAdvisor voltada para destinos dentro do prprio pas. So nmeros muito prximos dos que observamos nos EUA. J em alguns pases na Europa, as pessoas buscam mais ir para o exterior. Talvez seja em funo do tamanho do territrio do pas, porque h muito para se ver dentro.

Outra coisa muito pronunciada nos brasileiros que eles adotam a tecnologia antes da maioria. As mdias sociais so muito importantes aqui e isso se reflete no viajante conectado. O uso do smartphone no Brasil bem mais comum do que em outros pases. [segundo pesquisa da TripAdvisor, os turistas brasileiros so os terceiros mais conectados do mundo, atrs apenas da China e Tailndia. 59% dos viajantes brasileiros usam o smartphone para reservar e planejar viagens].

O senhor mencionou que os brasileiros querem conhecer o prprio pas. Isso tem influncia da desvalorizao do real e o aumento do dlar?

No, esses dados foram coletados do ano passado, quando a moeda estava em um patamar muito diferente do atual, e mesmo assim esse interesse era muito alto.

Quais conselhos o senhor daria para o setor de turismo no Brasil? Como atrair mais clientes nessa poca de crise?

Para 20% da populao global, o Brasil um destino dos sonhos. Mas, entre o desejo e realmente fazer a viagem, h uma diferena. E o principal motivo para no ir financeiro, as pessoas pensam que muito caro ou muito longe.

Quando eu estive aqui um ano atrs, a mdia da diria de hotel em dlares era bem mais alta do que agora. As pessoas no sabem que podem vir para c por um timo preo e que os voos esto disponveis. preciso fazer essa informao chegar at elas, com campanhas de marketing e de relaes pblicas. O Brasil tem uma marca tima. As pessoas sempre associam o pas a um lugar divertido. Os preos vo flutuar e voltar a subir, mas uma oportunidade agora [com a desvalorizao do real].

O senhor acha que as pessoas tm uma imagem de que o Brasil um pas caro para visitar?

Eu acho que sim. No ano passado, em novembro, quando eu estava procurando por hotis aqui, quase nenhum estava dentro das nossas polticas de viagem [teto estabelecido pela TripAdvisor para gastos de seus executivos em viagens a trabalho]. Era uma equipe grande e pensamos: o que vamos fazer? O nosso escritrio local teve que negociar com hotis para chegar a um desconto. Mesmo assim, as dirias ficaram acima do nosso limite.

Dentro dessa discusso dos preos, o Brasil tem poucos hostels, que so opes mais baratas de hospedagem. E os poucos disponveis costumam ser ocupados por estrangeiros. Os brasileiros tm uma resistncia a esse modelo?

Algumas impresses sobre os hostels so ultrapassadas, mas outras so verdadeiras. uma hospedagem de baixo custo, e isso significa algumas restries: voc est disposto a partilhar um quarto e um banheiro? H um perfil de turista para cada hospedagem. Nos EUA tambm h uma resistncia a isso. Mas est mudando muito. Globalmente, tem se debatido uma oferta melhor de hostel. E a qualidade tem aumentado muito. Se a sua experincia boa e o preo correto, os consumidores vo usar.

H uma diferena cultural em relao Europa, que tem muitos hostels?

Essa uma forma tradicional de viajar na Europa, que tem sido popular por muito tempo l. So muitos estudantes aventureiros que buscam hospedagem baratas e no se importam tanto com conforto.

O senhor mencionou que as pessoas no Brasil esto muito conectadas. Os brasileiros so mais ativos nos comentrios no TripAdvisor?

Os usurios brasileiros so os mais ativos da Amrica Latina. Mas do lado dos negcios, eles no esto to engajados como em outros pases. As pessoas esperam que as propriedades respondam s avaliaes, especialmente as negativas. As que no tm esse engajamento esto perdendo uma oportunidade de melhorar e ter mais trfego. Esse marketing, para pessoas que j esto considerando aquele destino, pode realmente fazer a diferena. Precisa responder no somente com um ‘obrigado e volte sempre’, mas com algo que agregue valor.

Mas se isso to importante para os brasileiros, por que as propriedades daqui no se engajam?

Parte disso nossa culpa, no comunicamos isso o suficiente e de forma efetiva. Muita gente no sabe que esses recursos esto disponveis.

As pessoas que viajam sozinhas tendem a buscar mais informaes do que os que viajam em grupo?

Isso muito consistente em todos os tipos de turista. As famlias, com certeza, buscam todas as informaes possveis. Porque o potencial para as coisas no sarem como planejado e voc ter uma situao desafiadora maior. Quando eu viajo sozinho, se algo no sai exatamente como planejado, eu tenho mais flexibilidade. Mas se h trs geraes viajando juntas, com crianas e avs, e algo no d certo, muito mais fcil estragar o passeio.

Quais so as principais reclamaes dos turistas brasileiros ou dos turistas em geral?

Uma reclamao universal wi-fi. Propriedades que cobram muito pela internet ou que no tm boa velocidade de conexo ficam com avaliaes ruins. As pessoas esto comeando a esperar esse servio de forma gratuita e com qualidade.

Sobre os comentrios, como o TripAdvisor lida com avaliaes falsas?

a nossa prioridade, porque ns reconhecemos que a confiana dos viajantes e dos negcios so a base do nosso site. Mas h muitos recursos contra avaliaes falsas. Ns temos uma equipe de centenas de especialistas que se dedicam a garantir a qualidade do contedo, alm de fazer investigaes. So pessoas que foram da rea de justia criminal ou de fraude em bancos e sabem quais os recursos esto disponveis para combater essas avaliaes falsas. Tambm h recursos automticos, que analisam padres e identificam suspeitas.

Por fim, a comunidade nos ajuda. Um viajante nos conta, por exemplo, que esteve em um hotel e as avaliaes no faziam sentido. Hoje mesmo ns enviamos cartas para negcios de todo o mundo pedindo ajuda para identificar empresas que, por uma taxa, fazem avaliaes falsas. Uma propriedade que se relaciona com essas empresas est violando os nossos termos de uso. Ns pedimos que as propriedades nos avisem, caso sejam contatadas por empresas assim.

E h uma forma de excluir as propriedades que pagam por avaliaes falsas?

Ns no exclumos as propriedades, porque ns queremos que elas estejam l, caso o viajante seja aconselhado a ficar no local. O turista quer saber o que ns sabemos: que aquela propriedade violou as nossas diretrizes. Ns trabalharemos com a propriedade para tentar entender o que ocorreu e, no pior dos casos, damos uma punio severa em termos de visibilidade e um selo vermelho, avisando que h motivos para suspeitar das suas avaliaes.

E os membros, so excludos?

Ns temos procedimentos para lidar com membros que tm um comportamento ruim. Mas o mais importante no se uma avaliao correta ou no, mas se ela adequada para a sua deciso. Por exemplo, uma pessoa pode achar ruim um hotel com crianas correndo por todos os lados, e outra pode achar isso perfeito. Ento no uma questo de nota alta ou baixa, mas de dar a melhor informao para o viajante. Por isso, ns estamos desenvolvendo muito a personalizao do site, para ajudar as pessoas a achar a informao que eles querem. Pode ser, por exemplo, que eu queira ver comentrios s de viajantes em famlia e isso vai ser possvel.

Raio X

Setor Turismo
Receita US$ 1,2 bilho (2014)
Sede Boston, EUA
Nmero de funcionrios 3.000
Usurios cadastrados 84 milhes
Visitantes nicos por ms 375 milhes (5,3 milhes no Brasil)
Comentrios e avaliaes 250 milhes

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