Turismo em Atenas: o que fazer na capital da Grécia

Dizem que só se tem a verdadeira noção das belezas gregas conhecendo-as pessoalmente. Dona de uma das mais ricas histórias da civilização mundial, a Grécia é a prova de que história e natureza podem convivem em harmonia em um território geograficamente privilegiado. O país de mais de 11 milhões de habitantes – situado em uma região estratégica entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África – apresenta uma infinidade de cenários deslumbrantes, como praias muito fotogênicas, ilhas fascinantes e ruínas arqueológicas que contam boa parte da história da formação da sociedade ocidental. Por isso, apesar da crise econômica, o país continua atraindo turistas do mundo inteiro.

Atenas é a porta de entrada. A capital do país, habitada há mais de três mil anos, é o berço político, intelectual, cultural, artístico do ocidente e dona de uma das mitologias mais ricas do planeta. Por isso, reúne grande parte do tesouro arqueológico e arquitetônico da Grécia e de todo o mundo, com conjuntos de monumentos icônicos como a Acrópole e a Ágora. Junte tudo isso ao fato de a cidade ser uma das mais baratas para se visitar em toda a Europa, o que a torna ainda mais imperdível.

Atenas é conhecida como a cidade que não dorme. Por conta das temperaturas amenas no inverno e altíssimas no verão, o local dispõe de uma vida noturna agitada durante o ano todo, com muitos bares, boates e restaurantes. Além disso, fica bem próxima do litoral, facilitando o acesso de turistas às famosas ilhas gregas e às praias continentais. Para os amantes de cultura, a capital também possui uma gama infindável de museus e exposições.

Por isso, se pretende viajar pela Europa, esqueça os reflexos da crise e não hesite em incluir a Grécia e sua imponente capital no roteiro. As maravilhas históricas e naturais irão surpreender você. Confira, a seguir, algumas das principais atrações de Atenas:

Visitar os museus – As grandes obras arqueológicas não se resumem aos monumentos ao ar livre. Se Atenas foi o berço político, filosófico e artístico da civilização ocidental, certamente a cidade abriga grande parte dos melhores museus de toda a Europa. Por isso, a cidade oferece uma gama inesgotável de museus e exposições, como o moderníssimo Museu da Acrópole, que foi e construído no século 19 aos pés da colina história, e remodelado em 2009 para receber as esculturas encontradas na própria Acrópole. Além dele, outros destaques da capital grega são o Museu Bizantino e Cristão, com centenas de obras religiosas; o Museu Benaki, com mais de 40 mil peças históricas; o icônico Museu Arqueológico Nacional, com uma coleção impressionante de artefatos de diferentes civilizações; além do Museu de Arte das Cíclades, com uma das maiores coleções cicládicas do planeta.

Acrópole de Atenas – É o principal ponto turístico da cidade. Conhecida simplesmente como Acrópole, reúne um dos maiores conjuntos arqueológicos do mundo, com ruínas milenares e edificações muito famosas como o icônico Partenon, e outras obras primas como o Erecteion, o Templo de Atena Nice, além do Teatro de Dionísio e o Odeão de Herodes Ático. O local foi erguido entre os anos de 450 e 330 a.C., durante a Idade de Ouro de Péricles, em um dos pontos mais altos da cidade. Por sua localização estratégica, a Acrópole serviu não só como cidade antiga, mas também como fortaleza e santuário religioso. Para chegar lá, o turista tem que subir os mais de 150 metros de escadas que separam as colinas da entrada principal.

Pin It

Comments are closed.