Turismo avança – Tribuna do Norte

JOÃO LYRA NETO
Jornalista

Depois de todos os percalços, do vai e vem, do que se poderia fazer para atender ao crescimento do turismo, no Rio Grande do Norte, surge agora, com o trabalho do Ministro do Turismo, Henrique Alves, uma nova e crescente oportunidade do pais, mais ainda no Rio Grande do Norte. Desde a administração de Micarla de Souza e Rosalba Ciarline que se fala nesse assunto sem, contudo, atingir a meta desejada. O tema tem sido debatido por técnicos e políticos sem resultado. O Governo, nesse espaço de tempo, nomeou uma assistente para resolver os problemas, todavia o turismo continuou marcando passo. Essa fase, pelo visto, passou. As soluções são outras com a nova orientação nacional.

 A indicação do ex deputado Henrique Eduardo Alves para o Ministério do Turismo, pela presidente Dilma encontrou o caminho para um amplo debate do problema no pais. E na verdade quem lucrou com isso foi  Rio Grande do  Norte, pelo que tem de apresentar com sua excelente paisagens consideradas vistosas para os que vem a Natal conhecer as suas belezas naturais. Empossado no cargo, Henrique Alves, tem apresentado dados que comprovam o potencial do turismo, inclusive, para economia. Segundo o ministro, o setor é responsável por 9,6% do PIB nacional gerando 3 milhões de empregos diretos com 52 atividades na área industrial. O Rio Grande do Norte, nesse particular é o maior empregador e a cadeira turística responde pela segunda maior fonte de receita. As exportações colaboram também com 6 bilhões de dólares. Apesar desses números, o turismo não era valorizado.

Como já foi falado, o turismo respondia por 3,6% do total de riqueza do pais. O setor matinha inalterada a sua participação na economia brasileira em anos anteriores, respondendo, segundo o IBGE, por um número evidentemente baixo. O setor envolvia os mais variados ângulos e aspectos, como hospedagem, transporte, passeios por importantes pontos da cidade e praias agradáveis e belas. Natal, desse modo, concentra uma vasta rede de hotéis da melhor qualidade. São hotéis de luxo localizados na Via Costeira. Isso, realmente, põe em alta a posição da cidade, fora isso, conta-se com importantes agências de turismo bem orientadas na ajuda aos visitantes.

Pin It

Comments are closed.