Trade e Santur apresentam a Rota Setorial do Turismo de SC

Valdir Walendowsky, João Moritz, Francisco Barão e Elder Arceno, discutem a nova rota turística

A Fecomércio de Santa Catarina e a Federação de Convention Visitors Bureaux do estado promoveram  em Balneário Camboriú, painel sobre o planejamento para o setor até 2022. O evento contou com o apoio do Balneário Camboriú Convention Visitors Bureau, que mobilizou o trade local. O documento da Rota Estratégica foi traçado pela Fecomércio SC, juntamente com a Fiesc e o Sebrae e tem como objetivo buscar a consolidação de Santa Catarina como destino turístico inteligente.

São 59 ações propostas no plano estratégico, que deverão ser executadas em até seis anos. O estudo defende a valorização e o fortalecimento de 12 regiões turísticas catarinenses, categorizadas da seguinte forma: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde Mar (que inclui Balneário Camboriú), Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.

O Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Fecomércio, Elder Arceno, afirma que a expectativa é pautar o turismo em dois pilares: destino turístico inteligente, com a aplicação de novas tecnologias de informação, focando no desenvolvimento sustentável e nos benefícios desses locais, buscando promover um ambiente inovador e com experiências turísticas para os consumidores. Ele ainda ressaltou o aumento do fluxo de turistas de outras regiões do mundo no estado, como a Europa e América do Norte, embora a América do Sul ainda domine o mercado emissor.

O Presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Moritz, ressalta a necessidade de inovação e do planejamento a curto, médio e longo prazo. “Esse trabalho vai proporcionar ao empresário, ao estado e ao governo que realmente se siga um planejamento para que o nosso turismo possa acontecer não só na temporada de verão, mas o ano inteiro. O turismo movimenta 52 atividades econômicas diferentes, então nada mais justo do que tratarmos o turismo da forma que ele merece”, diz.

Representando a Federação de Convention Visitors Bureaux de Santa Catarina, Margot Rosenbrock Libório aproveitou o momento para ressaltar a importância do planejamento, juntamente com a união do trade. “O turismo coexiste em todas as regiões do estado e precisa começar a ser visualizado, de fato, como indústria e como força econômica. Santa Catarina sentiu menos o efeito da crise devido à grande atividade turística, porém se não começarmos a buscar estratégias para buscar mais turistas e melhorar a infra-estrutura oferecida, a crise mais forte chegará aqui também. Precisamos nos unir, planejar e agir”, diz.

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