Tem início a temporada da Baleia Franca em Santa Catarina

A passagem das baleias francas no litoral catarinense ajuda a fomentar diversos setores da economia local

A passagem das baleias francas no litoral catarinense ajuda a fomentar diversos setores da economia local

A Rota da Baleia Franca abriu oficialmente a temporada 2017, fomentado pelo Sebrae-SC, apresentando uma série de atividades de ecoturismo em parceria com os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba, os três primeiros beneficiados pela ação, durante todo o período de observação da passagem dos maiores mamíferos do planeta no litoral catarinense, que vai até novembro e tem o pico no mês de setembro.

A gastronomia é destaque na programação do período, com dois grandes eventos no mês de agosto, em Imbituba, o Agosto Del Vino, na Praia do Rosa, entre os dias 4 e 13, e o Festival Gastronômico da Baleia Franca, no fim do mês, que dará início a tradicional Semana Nacional da Baleia Franca. Já entre setembro e outubro um seminário nacional será promovido pelo Instituto Chico Mendes de Preservação da Bio Diversidade (ICMBio).

Profissionalizar o turismo na região é uma das metas do projeto, que já qualificou mais de 200 empresas nos últimos dois anos e fomentou a economia durante a baixa temporada de visitações na região. Desde 2015, já foram realizadas diversas capacitações de empreendedores, viagens nacionais e internacionais para a troca de experiências, entre outras ações.

A analista da Coordenação Regional Sul do Sebrae-SC e gestora do projeto, Juliana Ghizzo, ressaltou as qualidades dos municípios catarinenses e disse haver um grande potencial econômico e turístico no local. “Temos paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas, além de uma das baías mais belas do mundo. Potencial turístico que não pode ficar restrito apenas ao verão, mas ser explorado o ano inteiro para gerar emprego, renda e garantir o bem-estar das populações locais”, afirmou.

De acordo com o coordenador Regional Sul do Sebrae-SC, Murilo Gelosa, as ações para a 2ª fase do projeto já estão planejadas e logo serão iniciadas. “Serão mais nove meses de atividades, com 15 mil horas de consultoria, além de palestras e cursos nas áreas de gestão, marketing, administração, vendas, atendimento, finanças, inovação e tecnologia”, salientou.

Pin It

Comments are closed.