Setur POA promove rodada de negócios em Montevidéu para captar mercado sul-americano

Luiz Fernando Moraes

Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre

Segundo maior emissor de turistas para Porto Alegre entre os países da América do Sul, o Uruguai ganha atenção redobrada da capital gaúcha em suas estratégias de promoção turística internacional neste mês. A cidade de Porto Alegre promove nesta quinta-feira (18), em Montevidéu, um encontro para apresentar detalhes de sua infraestrutura receptiva e potencial atrativo a 60 operadores de turismo, agentes de viagem, jornalistas e representantes do Ministério do Turismo do Uruguai e do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT-Embratur) que atua nos mercados uruguaio, argentino e chileno.

A investida no mercado uruguaio tem também como forte estímulo a retomada, em 1º de julho deste ano, da rota regular entre as duas capitais, desta vez pela Azul Linhas Aéreas. Hoje são quatro voos semanais (segundas, quartas, sextas e domingos) e, a partir de outubro, a frequência deverá ser diária, segundo programação anunciada pela própria companhia. “Esse mercado é de fundamentail importância dada a posição geográfica em relação a capital gaúcha”, destaca Luiz Fernando Moraes, secretário de Turismo de Porto Alegre

Na ação promocional a capital gaúcha focalizará dois segmentos de forte potencial emissivo, segundo a Embratur: as viagens de lazer, em especial o turismo cultural, que são o principal motivo de viagens dos uruguaios ao Brasil e com tendência de crescimento; e o segmento MICE, visando tanto a captação de congressos, convenções, exposições e reuniões de negócios bem como a atração de visitantes do país para a agenda de eventos de Porto Alegre, hoje o 3º destino brasileiro no ranking ICCA. Dados da Embratur mostram que é neste segmento que os uruguaios tem o maior gasto per capita em suas viagens ao Brasil, sendo Porto Alegre o 3º destino mais visitado, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. A Embratur sinaliza, ainda, tendência de crescimento do mercado emissivo uruguaio no segmento de eventos e negócios.

A apresentação do destino Porto Alegre incluirá uma rodada de negócios entre o receptivo gaúcho e os atores do mercado turístico uruguaio. Como expositores de Porto Alegre participarão as agências receptivas Fellini Turismo e Brocker Turismo, os hotéis Laghetto Viverone, Plaza São Rafael, Sheraton Porto Alegre, Ritter, os das redes Atlântica, Accor e Intercity, além da Azul Linhas Aéreas. A iniciativa promocional é da Secretaria de Turismo da capital gaúcha em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Estado (Abih-RS) e o Porto Alegre Convention Visitors Bureau, com o apoio da Embratur-Comitê Descubra Brasil no Uruguai, da Azul Linhas Aéreas e da rede Intercity de hotéis.

Pin It

Comments are closed.