Setur-MG lança Primeiro Boletim do Emprego no Turismo

A Secretaria de Estado de Turismo da Minas Gerais (Setur-MG), por meio do Observatório do Turismo, lançou o primeiro Boletim do Emprego no Turismo. A fonte utilizada para o projeto foi o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A elaboração começou em fevereiro de 2016 e os dados foran calculados considerando uma periodicidade mensal, fazendo a comparação com dados do ano anterior.

Segundo o secretário de Estado de Turismo de MG, Ricardo Faria, Minas Gerais, por ser o segundo Estado brasileiro por número de habitantes e o quarto com maior área territorial do país, “apresenta um grande potencial turístico a ser explorado, fazendo com que haja oportunidades únicas de fomentar a geração de emprego e renda por meio da recepção de turistas no Estado. Assim, faz-se de grande relevância o acompanhamento do desempenho econômico daquelas atividades que dependem do turismo, ou que por este são impactadas”, afirmou.

E completou: “a partir destas análises, tanto o Estado quanto as iniciativas privadas poderão planejar com maior efetividade suas políticas, priorizando setores ou públicos-alvo, estabelecendo critérios técnicos, ou até mesmo adquirindo poder de argumentação em diálogos com a sociedade sobre o tema”.

As atividades afetadas pela presença de turistas na região foram consideradas como “Setor de Turismo” no momento de elaboração do boletim. De acordo com Rafael Oliveira, diretor de Pesquisa, Informações Turísticas e Estatística da Setur-MG, “são aquelas atividades cuja presença de turistas é fundamental para sua existência (como hotéis e agências de viagem), além das que são beneficiadas pelo turismo, mas que não deixam de existir na sua ausência (como restaurantes e comércio)”.

Pin It

Comments are closed.