SDNs exigem mudar redes proprietárias para os ambientes abertos

Futurecom 2015 - Cobertura Especial - Patrocínio DellEm sua palestra “SDN Journey with Open Networking”, no Futurecom 2015, realizado em São Paulo, o diretor de estratégia global da Dell Networking, Adnan Bhutta, discorreu sobre a evolução das redes nos últimos 20 anos.

Segundo ele, a demanda por mais flexibilidade, mais capacidade de escala, simplificação no gerenciamento e aplicações específicas para atender a peculiaridades de cada negócio têm conduzido o mercado de networking a uma transformação no sentido das redes abertas e baseadas em software.“Essas mudanças levaram as empresas a buscar ambientes abertos, que estimulam o desenvolvimento e a inovação, implicam proteção de investimentos e agilidade de implementação”, disse Bhutta.

Nas últimas duas décadas, pontuou o especialista da Dell, as empresas saíram dos mainframes, com arquiteturas e ferramentas de gerenciamento proprietárias, aplicativos limitados e CPUs e sistemas operacionais proprietários, para os servidores x86, produzidos por diferentes fabricantes e que permitiram a computação distribuída, um ecossistema integrado de aplicações, sistemas operacionais padronizados e interoperáveis e padrões de indústria para os chips (Intel e AMD).

“Esse movimento se traduz em mais opções para o cliente e favorece o ambiente de desenvolvimento de soluções eficientes”, frisou Bhutta. Essas mudanças, agora, devem levar a uma quebra de paradigma e mudança expressiva no ambiente e padrões de rede. “Ao se basear em padrões abertos, a plataforma de rede estimula o desenvolvimento de inúmeras e eficientes aplicações para atender a demandas específicas de cada negócio”.

O executivo rssaltou ainda que a Dell é a primeira empresa a tratar hardware e software separadamente no ambiente de rede. O objetivo principal, segundo ele, é transformar as infraestruturas de rede em uma plataforma fácil de gerenciar e escalar. “Para isso, firmamos parcerias para viabilizar soluções abertas e inovadoras para as redes, ajudando a construir um ecossistema aberto de rede”.

Bhutta reconhece que essa mudança de estratégia da Dell Networks, que há dez meses investe pesado no desenvolvimento de ambientes e soluções abertas de rede, ainda não resolve o problema de complexidade das redes, mas significa um passo enorme no sentido de tratar as redes como plataformas. O diretor de estratégia global da Dell Networking, Adnan Bhutta, concedeu uma entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital. Assistam.

Pin It

Comments are closed.