Rotas por vias verdes são tendência na Europa

O filósofo Jean-Jacques Rousseau dizia que “caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objetivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada”. Com certeza, muitos irão concordar com o pensador suíço.

Na Europa, a tendência que está ganhando popularidade são as rotas chamadas de Vias Verdes — percursos sustentáveis para veículos não motorizados em áreas urbanas e rurais da Europa. Trilhas com gramado exótico, ciclovias recém-criadas e calçadas urbanas sinuosas são uma alternativa para conhecer vários países do continente.

Rychlebsk mountains, na Repblica TchecaRychlebsk mountains, na Repblica Tcheca

Créditos: Milan Jaroš/Visit Europe

Rychlebské mountains, na República Tcheca

Para Miguel Gallego, da Comissão Europeia de Turismo, fotógrafos amadores, quem gosta de fazer caminhadas ou até um ciclista profissional terão uma experiência única entre caminhos pouco explorados.

O site do Visit Europe visiteurope.com.br dispoõe de roteiros na República Tcheca, Áustria, Suécia, Espanha, entre outros países.

Tente ir de bicicleta de Praga (República Tcheca) até Viena (Áustria), ao longo de 400 quilômetros de corredores verdes, enquanto percorre um caminho com uma vasta paisagem rural. Viaje a pé pela Espanha por ferrovias recuperadas ou simplesmente pegue uma tarde para caminhar pela North London pelo Parkland Walk, em Londres.

Não se esqueça de visitar a  via verde de Klarälvsbanan, na Suécia, e apreciar os 90 quilômetros do delicioso cenário ribeirinho. Esses são apenas alguns exemplos dos milhares de quilômetros de vias verdes espalhadas por toda a Europa.

+ posts do autor

Pin It

Comments are closed.