RIOgaleão recebe 2,5 mi de passageiros e mais de 18.000 pousos e decolagens durante Rio 2016

RIOgaleão recebeu cerca de 1 milhão a mais de pessoas do que o previsto

Foram cerca de 2,5 milhões de passageiros. Mais de 234.000 bagagens* processadas. Mais de 18.000 pousos e decolagens. E uma operação de orgulhar. Com o encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, estes são os resultados exorbitantes registrados pelo Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/RIOgaleão nestas semanas de muito trabalho e corredores lotados. Para muitos cariocas e turistas, o RIOgaleão completou o ciclo de forma bem-sucedida.

A previsão inicial era de que 1,5 milhão de passageiros chegassem à cidade pelo RIOgaleão, mas o número superou as expectativas. Ao todo, entre o período olímpico e paralímpico, estima-se a passagem de 2,5 milhões de viajantes. Desses, cerca de 61.200 eram integrantes da família olímpica e 20.400 da paraolímpica. O sucesso desta operação só foi possível com planejamento, treinamento das equipes e o investimento de R$ 2 bilhões em obras de modernização e os novos serviços do aeroporto.

A movimentação de aeronaves durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos também foi um ponto desafiador. No total, o aeroporto registrou 18.591 pousos e decolagens, sendo 1.617 voos extras. A modernização do aeroporto, novas infraestruturas, como o novo Centro de Operações do RIOgaleão, e tecnologias implementadas pela concessionária agilizaram e tornaram a operação muito mais eficaz.

Acessibilidade

Nas Paralimpíadas, o principal desafio foi a quantidade de pessoas com deficiência e cadeiras de rodas. O número de pessoas em cadeiras de rodas que circularam pelos terminais chegou a 3.335, o que ultrapassou em 66% a previsão inicial de 2 mil viajantes. Somente no dia 19 de setembro, um dia após o fim dos Jogos Paralímpicos, foram mais de 1.000 quando, em um dia normal, esse número é de, aproximadamente, 85 pessoas em cadeiras de rodas.

*número de bagagens das famílias olímpica e paralímpica no período dos Jogos

 

Pin It

Comments are closed.