Rio de Janeiro já conta com 127 eventos captados para 2017

Eric Boulanger e Eduardo Cordeiro, do Rio CVB

Eric Boulanger e Eduardo Cordeiro, do Rio CVB

A cidade do Rio de Janeiro já conta com 127 eventos captados para 2017. De acordo com o coordenador de Congressos e Eventos do Rio CVB, Eric Boulanger, o número já representa cerca de 1/3 dos eventos que a cidade recebe anualmente. “A cada ano a cidade recebe entre 250 e 300 eventos. Em 2015 o Rio registrou um total de 316 eventos. Já 2016 foi um ano atípico devido os Jogos Olímpicos. Somamos 200 eventos. Para 2017 esperamos um aumento na quantidade de eventos. Desde os megaeventos temos visto um aumento na demanda para a realização de eventos e congressos na cidade”, explica Boulanger, que afirma que para os próximos sete anos, entre 2018 e2024, a capital fluminense possui 36 eventos confirmados em seu calendário.

Com o crescimento da oferta hoteleira na cidade, Boulanger destaca que os eventos perenes são uma forma de manter a ocupação do Rio alta. “O Rio de Janeiro passou de aproximadamente 30 mil quartos para 45 mil quartos de hotéis 3, 4 e 5 estrelas. Se somarmos as hospedagens alternativas, como pousadas, airbnb e hostel, a cidade contabiliza mais de 60 mil quartos. Estamos apreensivos, pois a cidade nunca teve uma demanda tão grande. Mas estamos nos esforçando para captar mais eventos como uma forma de manter os empreendimentos cheios”, enfatiza.

Para isso, uma das ações que o CVB desenvolveu em 2016 foi uma convenção em parceria com a hotelaria carioca. O encontro que começou em Portugal, já passou pelo Canadá, Colômbia, Peru e Escandinávia. Para finalizar, o evento foi realizado em São Paulo nesta quarta-feira (07/12). “No ano passado fizemos uma pesquisa com nossos parceiros para saber que tipo de ação eles gostariam que fosse realizada, também analisamos quem eram os players com quem desejavam contato e quais os destinos. Baseado nessa pesquisa elaboramos as estratégias para 2016. Para 2017 faremos uma nova pesquisa baseada na preferência do mercado”, explica o coordenador.

Boulanger afirmou que, para a edição em São Paulo, foram convidados entre 150 e 200 operadores parceiros da Abav, Abracorp e Braztoa, além da base de contatos do próprio Rio CVB. “Esperamos mais participantes que a edição do ano passado. Este ano também trouxemos três hotéis a mais, com um total de 19 expositores”, pontua. Eric ainda fez questão de destacar a importância do evento. Segundo O executivo, hoje a capital é uma nova cidade, principalmente após a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “A cidade passou por revitalizações. Tivemos melhorias no centro do Rio, nos meios de transportes utilizados pelos turistas e para eventos. E com isso, essa Convenção acaba se tornando uma capacitação para os profissionais”, finaliza. A cidade de São Paulo é a maior emissora de Turistas para a capital fluminense seguida pela Argentina.

Pin It

Comments are closed.