Qual é o segredo da inovação?

Qual é o segredo da inovação?

Por RÚVILA AVELINO ravelino@grupomm.com.br

 

Como julgar quais marcas mais inovaram dentro do período de um ano? Isto é uma das coisas que o projeto Sky/ProXXIma Innovation propõe. A última edição elegeu Red Bull, Uber e Waze como marcas que agregaram mais no conceito inovação. Na manhã desta segunda-feira, 18, em painel do ProXXIma 2015, as três marcas reconhecidas falaram um pouco sobre suas estratégias e principais ideias para manter as marcas abertas a novas ideias.

 

A Uber foi representada pelo General Manager, Guilherme Telles, Red Bull enviou seu Head of Latin America, Pedro Navio, e para falar em nome de Waze o palco de ProXXIma recebeu Sara Hall, Commercialization Lead da marca. O debate foi moderado por Pyr Marcondes, MM Consulting de Meio Mensagem.

 

Em meio a um jogo de perguntas e respostas, as três marcas revelam que nenhuma delas possui uma área destinada apenas a discutir inovações. Tanto Telles quanto Navio afirmam que em Red Bull e em Uber a estratégia de inovação permeia toda a empresa. Sara conta que para Waze inovação é muito importante, apesar de não haver um departamento focado nisso. “Nossa empresa é bem pequena e não temos uma divisão especializada em inovação por si, em vez disso nós temos um grupo responsável em trabalhar com todas as repartições para ter certeza que todo mundo está se movendo”, revela Sara.

 

Para trazer novas ideias para as empresas cada uma aposta em um método. Para Waze o feedback sobre os serviços prestados pelo aplicativo é muito importante. Já Uber aposta em pessoas com mente aberta e a cultura de que todos podem expressar suas ideias, sendo que as melhores vencem. “Existe uma preocupação em levar os melhores talentos, pessoas que estão procurando inovação”, conta Telles. Tentativa e erro também é uma maneira de buscar o novo para todas elas.

 

Quando o assunto é marketing, todos concordam que o papel desse setor é importante para obter bons resultados. Navio acredita que os profissionais da área estão preparados para aplicar inovações, mas não estão motivados o suficiente para isso. “O público brasileiro é diferente e as empresas precisam fazer a comunicação de suas marcas conversarem com o brasileiro”, Telles explica a estratégia de Uber que, assim como Waze, busca aprimorar a experiência com o usuário para engajar mais os atuais e atrair novos públicos.  

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