Produtores devem atrair mais turistas – Jornal de Jundiaí

Estimular o turismo rural e oferecer uma alternativa aos agricultores jundiaienses para elevar o valor agregado dos seus produtos. Esses são os objetivos principais de uma associação que reúne produtores e donos de restaurantes em fase de formação em Jundiaí, segundo explica Amarildo Martins, produtor de uva e vinho artesanal na região do Mato Dentro e um dos incentivadores da ideia. “Sem os ‘atravessadores’, produtores de frutas e legumes, por exemplo, podem aumentar a lucratividade vendendo direto para o consumidor final”, comenta.

A associação nasce também como uma ferramenta que vai aumentar o poder de negociação dos produtores junto ao poder público, acredita Martins. “Teremos mais força para pleitear melhorias e incentivos ao turismo rural. Além disso, queremos oferecer cursos profissionalizantes para melhorar o atendimento nas propriedades e precisaremos de parcerias para isso. Reunidos em um grupo, esses objetivos são mais fáceis de serem alcançados”, diz.

Ele diz, ainda, que a ideia é fazer do bairro Caxambu um “menu”, onde o visitante chega e escolhe que propriedade quer visitar, onde vai almoçar, etc. Sem citar metas, Martins – que recebe cerca de cem turistas por mês em sua propriedade – garante que o fluxo de turistas vai aumentar com a criação da associação.

“O objetivo é caminhar com as nossas próprias pernas para não ficar a mercê das questões políticas que, muitas vezes, atrapalham o desenvolvimento do turismo rural”, comenta o agricultor, que produz cerca de 7 mil garrafas de vinho por ano.

De acordo com Martins, houve uma mudança de postura dos agricultores jundiaienses nos últimos anos que o deixa otimista em relação ao projeto. “Os produtores estão mais conscientes da importância do turismo e de investir em suas propriedades para receber bem esses visitantes”, diz.

Outro fator positivo é a padronização, acrescenta. “As barracas, por exemplo, são montadas seguindo um mesmo conceito e isso faz diferença. Para que a infraestrutura fique ainda melhor, seria interessante a instalação de mais placas de sinalização para os pontos turísticos.”

Diversidade – Para o secretário de Agricultura e Turismo de Jundiaí, Marcos Brunholi, diversificar a produção é um dos caminhos a serem seguidos pelos agricultores para elevar a competitividade. “Isso vem sendo feito em Jundiaí, onde hoje existe uma produção maior de verduras, caqui, poncan e pitaya. Temos também muitos produtores que voltaram a plantar morango depois de um tempo sem cultivo da fruta.”

Brunholi afirma que a secretaria oferece suporte para os produtores que quiserem transformar suas propriedades em pontos de visitação turística. “Os técnicos da Prefeitura visitam o local e instalam, gratuitamente, a infraestrutura básica para o atendimento ao visitante”, explica. Atualmente, segundo Brunholi, os agricultores jundiaienses produzem entre 500 e 600 toneladas de frutas, verduras e legumes por ano. “A agricultura é de fundamental importância para o turismo e proteção do meio ambiente”, comenta.

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