Presstur – Rota dos Vinhos do Alentejo investe 600 mil euros em …

“Queremos mudar o paradigma que temos utilizado nas nossas
instalações da Rota dos Vinhos”, que têm sido “mais um espaço de provas de
vinhos”, transformando-as, agora, num “espaço mais moderno e interactivo”, com
recurso à multimédia, explicou hoje à agência Lusa o presidente da CVRA,
Francisco Mateus.

O projecto resulta de uma candidatura da Comissão
Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) aprovada pelo Turismo de Portugal,
através do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do
Interior, envolvendo 608 mil euros de investimento, com 320 mil euros de apoios
da União Europeia.

O investimento, cujas primeiras obras já arrancaram, envolve
a mudança da sede da Rota dos Vinhos do Alentejo, de um edifício próximo do
Teatro Garcia de Resende para outro em plena rota turística da cidade, na Rua 5
de Outubro, perto da Praça do Giraldo, da Sé e do Templo Romano.

“Estamos a posicionar a rota no ‘coração’ de Évora e,
portanto, vamos ganhar muito mais visibilidade” e dispor de “um espaço muito
mais acessível, maior e com novas propostas de conteúdos”, disse.

Segundo Francisco Mateus, as novas instalações, com abertura
prevista para Outubro deste ano, vão disponibilizar informações sobre a
história dos vinhos alentejanos, as tradições e as características da região em
termos de solos, clima, castas e meio ambiente.

O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela CVRA em
termos de sustentabilidade é outro dos temas em foco, sendo igualmente dado
destaque à componente do enoturismo.

“Olhamos para o enoturismo como sendo um produto além do
vinho e este novo espaço vai ter uma aposta forte nesse campo para ajudar a
divulgar os 65 produtores aderentes à Rota dos Vinhos e que acabam por ser os
principais atores do Alentejo vitivinícola”, sublinhou.

No piso térreo do edifício, os visitantes vão poder “cheirar
algumas das castas, fazer provas, assistir a filmes sobre os vinhos e procurar
as unidades de enoturismo da região através de um mapa interactivo”,
exemplificou.

“Vamos ter ainda um primeiro andar, mais virado para acolher
eventos, nossos ou dos produtores, formações e cursos de prova”, acrescentou
Francisco Mateus.

O objectivo do projecto, destacou, é que “as pessoas
conheçam melhor o Alentejo” e contribuir para “aumentar o número de pessoas que
visita os produtores”, os quais têm vindo a apostar de forma crescente no
enoturismo.

“Em 2007, as unidades de enoturismo do Alentejo tinham cerca
de 50 mil visitantes, mas, 10 anos depois, já estávamos nos 150 mil. Isto significa
que há interesse da parte dos turistas e que os produtores entendem o
enoturismo como um produto complementar ao vinho”, realçou.

Criada em 1989, a CVRA certifica, controla e protege os
vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano e é responsável pela sua promoção no
mercado nacional e em mercados-alvo internacionais.

Dividido em oito sub-regiões – Portalegre, Borba, Redondo,
Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja -, o
Alentejo possui cerca de 22 mil hectares de vinha e mais de 200 produtores de
vinho.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

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