Preço é fator decisivo na escolha de uma companhia aérea, diz estudo

O site de viagens TripAdvisor fez uma pesquisa para saber a opinião de seus usuários sobre as viagens de avião no Brasil. O levantamento revela que, no momento da compra, o preço (81%) e os voos diretos (74%) são o fator decisivo na escolha da companhia, enquanto os atrasos e cancelamentos são a maior queixa para 83% dos respondentes.

Por outro lado, os serviços de sites de comparação de preços (77%), a facilidade de reservar on-line (72%) e as opções de voos (67%) são aspectos que têm melhorado nos últimos anos segundo os participantes da 3ª edição da pesquisa Air Travel Survey.

Pogonici/iSAtock

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Estudo do TripAdvisor revela a opinião de seus usuários sobre viagens de avião

 

O estudo aponta ainda que, em comparação com o último ano, mais pessoas pretendiam viajar de avião em 2015. No total, 54% dos usuários dizem que farão entre uma e duas viagens internacionais este ano, 13% a mais do que em 2014. Com relação a viagens nacionais, 31% dos brasileiros pretendiam fazer de 3 a 4 viagens nacionais em 2015, e 29% afirmam que viajarão entre uma e duas vezes para destinos regionais, um número 3% maior do que no ano anterior.

Com o preço sendo o principal fator de decisão de compra de passagens aéreas, 40% dos participantes afirmam pesquisar valores em até três sites. Ainda segundo a pesquisa, 88% consideram os sites de comparação de preços muito importantes.

Para voos internacionais, cerca de metade dos brasileiros (42%), fazem as reservas com 4 meses ou mais de antecedência. Já para os voos nacionais, esse tempo cai para 1 mês (24%) ou 2 meses (18%).

Evolução das viagens

De acordo com o levantamento, diversos quesitos apresentaram melhorias nos últimos cinco anos:

1 – Sites de comparação de preços (77%)
2 – Facilidade de reservar online (72%)
3 – Opções de itinerários (67%)
4 – Rotas para novos destinos (57%)
5 – Processo de check-in (49%)

Já os programas de fidelidade…

A maioria dos participantes acreditam que os programas de fidelidade não evoluíram muito nos últimos cinco anos:

1 – Melhoraram um pouco (29%)
2 – Não houve mudanças (26%)
3 – Ficaram um pouco pior (18%)
4 – Ficaram muito pior (12%)
5 – Ficaram muito melhor (11%)

Sobre as melhorias, 79% acham que aumentou a facilidade em resgatar os pontos.

A utilização de smartphones

O uso de smartphones tem crescido nos processos de viagens. Entre os principais serviços, estão a realização do check-in, seguida por pesquisas de voos e verificação do status de voos:

1 – Check-in (59%)
2 – Pesquisas de voos (57%)
3 – Verificação do status de voos (45%)
4 – Utilização do smartphone como cartão de embarque (34%)
5 – Reservas de voos (26%)

Wi-fi ainda é um problema

Mais da metade dos participantes (51%) classificam o serviço de Wi-Fi a bordo ruim ou péssimo, enquanto 42% afirmam que o acesso à internet não é nem muito bom nem muito ruim. Apenas 6% dizem que o serviço é ótimo ou bom.

As companhias aéreas preferidas dos brasileiros

1 – TAM
2 – Azul
3 – Air France
4 – GOL
5 – Avianca
6 – American Airlines
7 – Emirates
8 – KLM
9 – Lufthansa
10 – British Airways

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