Potencial turístico do reggae receberá investimentos no Maranhão

Foto: Felipe Neiva/Governo do Maranhão

SÃO LUÍS – Gênero musical com origens jamaicanas, o reggae popularizou-se no Maranhão na década de 70 por meio dos programas de rádios caribenhas que eram ouvidas no Estado. Característico na região, o governo maranhense trabalha para inserir o reggae como produto turístico. A secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, reuniu-se na última quinta-feira (6), na sede da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em São Luís, com integrantes da Comissão Integrada do Reggae e Turismo do Maranhão (CIRT) para discutir o tema. 

A secretária apresentou um breve panorama do posicionamento turístico atual do Maranhão e reforçou a importância do reggae como um produto formatado para turistas. Também anunciou a criação de um Plano de Promoção do Reggae do Maranhão. “Reconhecemos a força do movimento e da expressão cultural, fonte geradora de emprego e renda e de altíssimo potencial turístico”, frisou.

Na reunião, o presidente da Comissão do Reggae e Turismo, João Fábio de Araújo, apresentou as atividades voltadas para o turismo nos últimos anos e reforçou a disposição em contribuir para o desenvolvimento do setor. “Nosso grupo é formado por membros eleitos representantes de vários segmentos da cadeia produtiva do movimento do reggae. Além disso, bandas, cantores, DJs, grupos de dança, radiolas, equipes de vinil, artesãos, gastronomia, empresários, também estão envolvidos. Nosso propósito é fortalecer os destinos maranhenses por meio desse movimento tão marcante e forte no Estado”, declarou.

Segundo Delma, as ações incluirão desde a capacitação dos profissionais envolvidos até ações de marketing para motivar a visita do turista por meio do reggae. “Em uma ação conjunta com todos os atores envolvidos, vamos resgatar todo o potencial do reggae para inseri-lo novamente como produto turístico no mercado”, disse.

Ficou firmado que nos próximos dias a Comissão Integrada do Reggae e Turismo irá apresentar um esboço do plano estratégico, com base nos estudos já realizados pelo grupo nos últimos anos. A partir daí, a Setur e a Comissão construirão o Plano de Promoção do Reggae, que definirá ações em curto, médio e longo prazo.

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