Pilões: delicioso desafio no clima das flores – Turismo – Paraíba Total

Foto: Rosa AguiarA rota cultural Caminhos do Frio, 2015, esta semana está na pequena cidade de Pilões, também no brejo paraibano, há 117 km de João Pessoa, e que ficou conhecida pela iniciativa de mulheres que formaram uma cooperativa para a produção de flores. Uma visita às estufas com diversos tipos de rosas e gérberas é imperdível. O acesso não é fácil, mas, não esqueçam que o Projeto Caminhos do Frio propõe um turismo de experiência, ou seja, aquele tipo de turismo que se vai para conhecer a realidade dos locais, como vive seu povo, seus desafios e criatividade, sem maquiagem. O exemplo das mulheres da cooperativa de flores na comunidade de Avarzeado, é muito bacana, e atualmente elas produzem para diversos estados do país.  

Foto: Rosa AguiarNa programação do projeto os moradores recebem oficinas de artesanato que os qualificam para a produção de peças da cultura local que vão gerar renda no futuro. O município está cercado de belezas naturais como as cachoeiras, que são bastante atraentes para os visitantes, mas para aqueles que também apreciam a história Pilões ainda possui casarios do século XVIII e a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, com seus 49 degraus, parece olhar tudo de cima e proteger a região. 

Foto: Rosa AguiarNovos produtos turísticos estão surgindo em Pilões, fazendo o município acordar para o turismo rural. : A Chácara Garimpo de Engenho funciona no sistema de Cama-Café, e pode receber grupinho de seis pessoas, com alguns serviços extras como fondue de queijo em panela de barro, almoço e jantar regional Um ambiente gostoso de curtir o silêncio, o cantar dos pássaros e um balanço de rede, enquanto não chega a hora de uma caminhada guiada ou a participação dos eventos na região.

Foto: Rosa AguiarPara visitar tem ainda o  Memorial da Casa da Farinha, na comunidade rural de Veneza, o Café na Varanda, na comunidade rural de Olho d’água, a famosa Pousada das Abelhas na comunidade rural do Riacho de Faca, onde se pode ver a produção de mel de abelhas que não tem ferrão.

Que tal a experiência de conhecer todos esses lugares num pau-de-arara, com música e muita alegria!!

A visitação vai acontecer, no sábado, dia 25, a partir das 9h, e será realizada em um caminhão pau de arara! Quem optar pelo passeio vai poder vivenciar os frutos do Projeto de Atividades Criativas com foco na Produção Associada ao Turismo de Pilões que foi desenvolvido pela parceria entre o Sebrae, Prefeitura e associações comunitárias, culturais e artistas de Pilões.

A programação do evento pode ser acessada pelo site www.brejoparaibano.com ou no aplicativo Caminhos do Frio (para o sistema android, onde as pessoas podem baixar gratuitamente no Play Store).  

Autoria

Rosa Aguiar

Rosa Aguiar é jornalista, especialista em Redação Jornalística, mestranda em Jornalismo Profissional pela UFPB, e secretária geral da Abrajet PB – Associação dos Jornalistas de Turismo. Não vive sem viajar e escreve sobre turismo há mais de dez anos, defendendo os valores paraibanos, nossas belezas e potencial

Pin It

Comments are closed.