Novela da Globo e food truck ajudam destinos turísticos a atrair brasileiros

Mesmo com a crise e a alta do dlar, o Brasil se mantm sob os olhos da indstria turstica internacional.

Prova do interesse do setor est na alta dos investimentos realizados para convencer o brasileiro a viajar ao exterior feitos por agncias responsveis pela promoo do turismo.

Para conquistar o viajante, vale at mesmo persuadir o telespectador com atores globais, como Juliana Paes e Fbio Assuno, em cenrios litorneos exuberantes — o que vai fazer a Austrlia.

O governo do pas decidiu patrocinar a nova novela das 19 horas da TV Globo, “Totalmente Demais”, que estreia nesta segunda-feira (9). O folhetim teve 38 cenas da trama gravadas por l —tudo para inspirar brasileiros.

“Sabemos que as novelas so populares e aquilo que aparece na trama acaba gerando interesse nas pessoas”, afirma Jane Whitehead, vice-presidente para a Amrica do Tourism Australia, o rgo estatal para a promoo internacional do turismo australiano.

Os responsveis no divulgam valores exatos, mas afirmam que o investimento do Tourism Australia no mercado brasileiro cresceu aproximadamente 80% neste ano em relao a 2014. Alm da novela, o rgo focar tambm campanhas com operadoras de turismo, aes nas redes sociais e parcerias com influenciadores digitais.

O investimento se justifica pelo montante movimentado por brasileiros no pas. Segundo dados da empresa, de agosto de 2014 a agosto desde ano, 46 mil brasileiros visitaram a Austrlia, alta de 30% ante o mesmo perodo anterior. O gasto somou 322 milhes de dlares australianos (aproximadamente R$ 834 milhes).

“Alm disso, o Brasil est entre os trs principais mercados para a Austrlia no segmento de luxo”, afirma Whitehead.

A estratgia da agncia caminha por uma estrada j conhecida em tempos econmicos difceis: focar aqueles que no so afetados pela crise.

Um dos principais destinos tursticos frequentado por brasileiros, o estado americano da Flrida, que abriga cidades como Miami e Orlando, vem sentindo os efeitos da crise no Brasil, com queda na casa dos 10% j no ano passado.

Segundo especialistas, o local era o destino dos brasileiros “de primeira viagem”, que buscavam compras em Miami e os parques de Orlando. Esse grupo, porm, o que mais sente os efeitos da crise e deixou de optar por viagens internacionais.

O vcuo criado fez com que outros destinos vissem a oportunidade de crescer no Brasil, priorizando grupos de maior renda.

PELO ESTMAGO

Na rua Oscar Freire, smbolo do consumo de alto padro em So Paulo, outra ao para captar turistas ocorria em um dia quente da primavera paulistana.

Um food truck preparava comidas tpicas do estado da Califrnia, nos EUA, e distribua gratuitamente aos frequentadores do local.

“Adorei o prato e o vinho da Califrnia. J fui para a Europa e fiz todo o ritual Miami e Orlando [nos EUA], mas a prxima viagem, com certeza, ser uma ‘trip’ de carro por l”, disse Renata da Cunha, 29, empresria e frequentadora de lojas da regio.

A tentativa de pescar o brasileiro pela boca, ou melhor, pelo estmago, era mais uma das aes do Visit California. O rgo, responsvel pelo desenvolvimento turstico do estado americano, vem promovendo aes de marketing no pas, principalmente com operadoras de turismo.

O Visit California promete investir US$ 4 milhes (R$ 15,2 milhes) no Brasil entre julho de 2015 e junho do ano que vem para promover o destino, montante dez vezes maior do que no ano anterior.

Mesmo em pocas de vacas magras por aqui, o rgo prev um aumento de 20% nos turistas brasileiros no estado em 2015, na comparao com o ano passado.

Alm da degustao de comidas tpicas, a empresa, financiada pela iniciativa privada, tambm promoveu encontros com a indstria de turismo local para promover o destino.

Tudo isso para convencer os brasileiros de que, mesmo com a crise, o importante aproveitar.

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