Não sabe onde vai passar o Carnaval? 6 dica para curtir a folia

Faltam apenas três semanas para o feriado favorito dos brasileiros. E agora é o momento para quem não se planejou com antecedência encontrar o lugar ideal para cair na folia no Carnaval.

Mas, como a festa popular é muito mais que assistir aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo ou seguir os trios elétricos de Salvador, selecionamos, com ajuda do pessoal da momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, seis destinos em diferentes regiões do Brasil que são ricos em atrações durante o feriadão. Confira as indicações abaixo:

Recife/Olinda (Pernambuco)

Prvias de Carnaval nas ladeiras de OlindaPrvias de Carnaval nas ladeiras de OlindaPrvias de Carnaval nas ladeiras de Olinda

Créditos: Ralph Fernandes/Fora do Eixo/CC BY-SA

Prévias de Carnaval nas ladeiras de Olinda

Já pensou em curtir a folia de dois dos destinos mais carnavalescos do Brasil com apenas uma passagem aérea? A proximidade entre Recife e Olinda –10 km– possibilita isso. Curtindo espécie de “duas viagens em uma”, o turista que visita a região tem acesso aos mais diversos gêneros musicais, como frevo, maracatu, axé, brega e forró. Durante a festividade, os atrativos mais procurados são o desfile do Galo da Madrugada, bloco colorido e tradicionalíssimo, e a aglomeração nas ladeiras de Olinda. Como a festa por aqui não tem hora para acabar, é bastante comum ver os foliões seguindo em direção ao Polo Marco Zero, no Recife Antigo, durante a noite.

Brasília

Bloco do Aparelhinho ocorre no Setor Bancrio Sul, em BrasliaBloco do Aparelhinho ocorre no Setor Bancrio Sul, em BrasliaBloco do Aparelhinho ocorre no Setor Bancrio Sul, em Braslia

Créditos: Fora do Eixo/CC BY-SA

Bloco do Aparelhinho ocorre no Setor Bancário Sul, em Brasília

As ruas sempre movimentadas de Brasília ficam ainda mais cheias durante o Carnaval. Mas não pense que isso é algo ruim. Muito pelo contrário. Os foliões desfilam animadamente na capital, comemorando o feriadão, criando uma atmosfera bastante aconchegante. Quem conhece a região afirma que os bloquinhos da capital são inesquecíveis. Este ano, uma das novidades é o Bloco Eduardo e Mônica, que vai misturar rock e reggae com samba.

Paraty (Rio de Janeiro)

12916103125_b29a3dcbe2_z12916103125_b29a3dcbe2_z12916103125_b29a3dcbe2_z

Créditos: fabian.kron/Flickr

 

O mote da folia em Paraty é celebrar o “carnaval de antigamente”. As ruazinhas coloniais repletas de igrejas barrocas, lojinhas e ateliês recebem os tradicionais blocos, que arrastam foliões fantasiados ao lado de bonecões de papel machê produzidos por artistas locais. Durante a folia, uma das atrações mais clássicas é o Bloco da Lama, em que turistas e locais se cobrem com a lama da Praia Jabaquara para brincar à beira-mar. Paraty fica a 256 km do Rio de Janeiro e 307 km de São Paulo.

Ouro Preto (Minas Gerais)

Carnaval de Ouro PretoCarnaval de Ouro PretoCarnaval de Ouro Preto

Créditos: Marcello Nicolato/Flickr/Creative Commons

Carnaval de Ouro Preto

Localizada a 107 km da capital mineira Belo Horizonte, essa charmosa cidade histórica possui bastante tradição carnavalesca. Durante os cinco dias de festa, suas ruas se transformam em um caleidoscópio colorido apinhado de foliões. Na edição deste ano, a agremiação folclórica Zé Pereira Clube dos Lacaios, considerada o bloco caricato em atividade mais antigo do País, celebra a impressionante marca de 150 anos. Nessa mescla de folia e aniversário, turistas e locais de todas as idades celebram o feriado ao lado dos bonecos clássicos Catitão, Baiana e Benedito.

Joinville (Santa Catarina)

16491422136_0063917a08_z16491422136_0063917a08_z16491422136_0063917a08_z

Créditos: Revol Web/Flickr/Creative Commons

 

A 186 km de Florianópolis, a cidade mais populosa de Santa Catarina vibra com muita música, cor e alegria durante o Carnaval. Os bairros residenciais agradáveis ganham um ritmo intenso e a comemoração parece não ter hora para acabar. Este ano, seis escolas de samba e nove blocos carnavalescos vão dar o tom da folia de Joinville. Alguns dos destaques são os bloquinhos Arca de Noé, Destaque do Samba e Império Joinvilense.

Caconde (São Paulo)

Boa infraestrutura, pontos turísticos charmosos e muita natureza. Junte tudo isso com uma das festas de Carnaval mais badaladas do interior de São Paulo e você tem Caconde! Localizada a cerca de 290 km da capital, durante o feriado prolongado reúne milhares de pessoas de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Pardo e até do sul de Minas Gerais. Além dos bloquinhos de rua, já bastante tradicionais, a cidade conta com boa oferta de casas para aluguel de temporada.

Imagem AutorImagem Autor

+ posts do autor

Pin It

Comments are closed.