Montreal é opção para quem busca destino ecológico

Montreal, no Canadá, é conhecida como a “Paris da América do Norte”. Embora seu lado cultural seja famoso no mundo todo, a cidade vem se tornando conhecida por sua preocupação com o ambiente. Além de seus 650 km de ciclovia, ela ainda abriga um museu totalmente dedicado à ecologia. O Dubbi, site colaborativo sobre turismo, preparou algumas dicas do que fazer por lá.

Foto: Dubbi/Shutterstock

Foto: Dubbi/ShutterstockFoto: Dubbi/Shutterstock

Passeio de charrete é uma das opções de conhecer a região central de Montreal

 

Museu ecológico

O Canadá é um dos países que mais se preocupa com a consciência ecológica de seus cidadãos. Tanto que tem um moderno museu dedicado à ecologia: o Biosfera. Construído há 20 anos, o local se dedica a educar pessoas sobre a importância da conservação da natureza e exibe exposições relacionadas à meteorologia, clima, água e qualidade do ar. O mais curioso é sua arquitetura: em torno do prédio, há uma estrutura feita de tubos de aço e pedaços de acrílico, que simboliza o conjunto de ecossistemas da Terra. Ingressos a R$ 37.

Bike

A cidade é totalmente bike friendly, com 650 km de ciclovias. Uma dica para conhecer a região é alugar uma bicicleta em uma das dezenas opções e explorar a cidade pedalando (e aproveitar para fazer exercício e não poluir o ambiente).

Vista

Tiago Imperatori/Dubbi

Tiago Imperatori/DubbiTiago Imperatori/Dubbi

Vista da cidade de Montreal a partir do Mont Royal

O nome da cidade vem de Mont Royal, um monte localizado no norte do município e que fica em cima de um vulcão adormecido. Com 231 metros de altura, o local oferece uma visão panorâmica da área urbana. Por lá ainda está localizado um parque de mesmo nome, que é uma das principais áreas verdes de Montreal.

Esporte

A cidade preza pela qualidade de vida e pela oferta de locais para prática esportiva. Uma das modalidades mais famosas é o curling. Na Olimpíada de Inverno de 2010, que aconteceu em Vancouver, o esporte fez um enorme sucesso no Brasil (tanto que a cidade de São Paulo recebeu até uma pista da modalidade).

Para quem não conhece, trata-se de um esporte parecido com a bocha, mas em que são lançadas pedras de granito em uma pista de gelo. A dica do viajante Pedro Godoy para saber mais sobre o esporte é visitar o Royal Montreal Curling Club, grupo esportivo mais antigo da América do Norte.

Idioma

Apesar de estar do lado francês do Canadá e de existir uma lei que obriga todas as placas a serem produzidas em francês, o viajante geralmente encontra facilmente informações em inglês nas principais atrações.

Entre elas estão o Marché Jean-Talon Market e ao Marché Atwater, dois dos melhores mercados públicos da cidade, ambos com ótimas opções de comidas locais e ingredientes frescos.

Já foi para Montreal? Compartilhe sua experiência e inspire viajantes

Pin It

Comments are closed.