Mais de 87 mil atendimentos a turistas são registrados

“A recepção dos Centros de Atendimento aos Turistas é nota 10. Tivemos toda orientação de como conhecer Maceió, mais um paraíso do Brasil”, comentou o turismo Adolfo Moeller, da cidade de São Sebastião (São Paulo). O depoimento é um dos muitos registrados no livro da Semptur no CAT da Rodoviária. Assim como o paulista Adolfo Moeller, durante dez anos, outros turistas também escreveram suas opiniões sobre Maceió. Neste período, 87.458 visitantes buscaram informações turísticas sobre a cidade nos Centros, que são administrados pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo.

De acordo com o levantamento nos CATs, nestes dez anos, os brasileiros lideram com 71.870 (82,18%) e os estrangeiros com 15.588 (17,82%). Estes números são baseados nos turistas que voluntariamente respondem aos questionários dos CATs. Dos turistas que responderam os questionários, os paulistanos 17.396 (24,20%) e os argentinos 4.619 (29,63%) lideram o ranking de visitas aos CATs todos os anos. O lazer é apontado como o principal motivo de viagem para 75.926 turistas, o que representa 86,81% do total.

Na opinião do secretário da Semptur, Jair Galvão, os CATs cumprem um papel importante de informações aos turistas. “Com o mapa de Maceió na mão, é muito mais fácil o visitante se locomover e melhor conhecer a capital alagoana. Nosso objetivo é aprimorar os CATs e buscar novas ferramentas tecnológicas para que nosso visitante se sintam em casa e programem seu roteiro de praias, compras, passeios, museus, entre outros equipamentos turísticos”, reforçou o secretário Jair Galvão.

Testemunha

Cristina Quirino ingressou na Secretaria de Turismo como estagiária e desde 2005, já formada em turismo, assume a coordenação dos CATs. “ Os brasileiros e estrangeiros que escolheram Maceió como destino e buscam informações dos CATs, são convidados a responder um questionário e também podem escrever a sua impressão sobre a cidade. É uma pequena amostra, mas revela o perfil do turista que visita Maceió ”, diz Cristina.
 

Nos CATs trabalham os servidores e estagiários das faculdades de turismo e segundo Cristina, os Centro de Atendimento são uma escola para os estudantes. “Cerca de 30% dos estagiários da Semptur estão no mercado de trabalho”, disse.

Os Centros de Atendimento aos Turistas foram criados em 2005 com o objetivo de fornecer informações aos turistas para melhor conhecer o destino Maceió, seus atrativos naturais, culturais, gastronômicos e de outros serviços existentes na capital alagoana e nos demais municípios do Estado.

Os turistas recebem gratuitamente o mapa da cidade em diferentes idiomas (inglês, espanhol, italiano e português), guia de Museus, mapa de Alagoas e informações sobre meios de hospedagem e agências de receptivo (cadastradas pelo MTur), núcleos de artesanato e gastronômico, entre outras.

No livro de registro, a turista paulista Janete de Jesus também declara sua paixão por Maceió no CAT do Aeroporto Zumbi dos Palmares: “Maceió é a capital mais linda do Nordeste. Amo as praias e sempre escolho o mês de dezembro. Que a capital alagoana continue assim, com suas belezas. Obrigada, Maceió”

 

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