Hotel Bragança é reinaugurado no Rio de Janeiro; agora como 55/RIO

Hotel 55_Rio

O Rio de Janeiro terá de volta nesta quarta-feira (27/07) um dos seus prédios mais charmosos: o antigo “Grande Hotel Bragança”, ao lado dos Arcos da Lapa,endereço que já hospedou nomes como Noel Rosa e Di Cavalcanti. O edifício famoso pelos dois torreões que arrematam seu telhado foi completamente recuperado e transformado no 55/RIO

O Hotel, nome que homenageia o país e a cidade. hotel é atualmente disposto em dois blocos. O Bloco Histórico tem cinco pavimentos com 12 apartamentos Deluxe e 2 apartamentos Master, que são maiores e com pé direito duplo. O Bloco Moderno tem 106 apartamentos Standard distribuídos em oito pavimentos, além de um terraço com deslumbrante vista para os Arcos da Lapa. No térreo, entre os dois blocos, está o pátio onde é servido o café da manhã.

Para ressaltar e destacar a separação dos dois prédios, entre o antigo e o moderno, no pátio interno onde ficam algumas das mesas do restaurante, os visitantes irão se deparar com um enorme grafite obra de um artista conhecido como “Vermelho”. Quem ficar hospedado no novo hotel terá também indícios do que foi o passado do prédio erguido entre os anos de 1908 e 1910. As paredes do lobby e de alguns quartos, por exemplo, revelam a estrutura de pedras que sustenta a construção. Detalhes na decoração também dão pistas de outras épocas.

Alguns elementos originais (como portas e janelas) foram reaproveitados e transformados em biombos que decoram o pátio interno e as suítes Máster. Já o piso do lobby traz mosaicos de ladrilhos hidráulicos de diferentes momentos do edifício. Toda a obra contou com o apoio de órgãos públicos de Patrimônio que ajudaram, por exemplo, na definição das cores empregadas nas fachadas e na identificação de características fundamentais que deveriam ser protegidas.

Pin It

Comments are closed.