Homenagem a Tom Jobim no aniversário de São Paulo

O dia 25 de janeiro marca duas datas: o aniversário da cidade de São Paulo e o de Tom Jobim. No Masp, essas duas datas vão se encontrar.
Um dos maiores músicos brasileiros, o sanfoneiro Toninho Ferraggutti faz, no dia 25 próximo, um solo de música de Tom Jobim com a Big Band da Escola de Música de São Paulo ( Emesp), convidada recentemente para tocar na Julliard, em Nova York – a mais famosa escola de música do mundo.
Essa homenagem ocorre durante o Cidadão SP, mais importante reconhecimento transforma a cidade de São Paulo, unindo criatividade com impacto social. O grande vencedor deste ano foi a Santa Marcelina Cultura, responsável pela EMESP. Abaixo, a Big Band tocando na Julliard.

Big Band EMESP | Juilliard School

No dia 4 de dezembro, a Big Band EMESP se apresentou na The Juilliard School encerrando a semana de atividades artístico-pedagógicas dos alunos na instituição. Abaixo, o vídeo da música Só Xote – composição e arranjo do maestro Nelson Ayres. Veja como a música brasileira foi lindamente representada em Nova York pelos alunos da Escola.Créditos: Lívia Nonato

Posted by EMESP Tom Jobim on Wednesday, December 20, 2017

No dia, também haverá apresentação de um dos maiores pianistas brasileiros ( Marcelo Bratke), reconhecido mundial, o tenor Jean William, e uma orquestra de Câmara de Heliópolis.

O prêmio é promovido pelo Catraca Livre através do ReciproCidade, seu programa de estímulo a iniciativas criativas de impacto social.Em edições anteriores, o Cidadão São Paulo já condecorou Danilo Miranda, do Sesc, Jairo Marques, da Folha de S.Paulo, Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante e Roberto Kikawa, do projeto Cies; Paulo Saldiva, USP.

O Grande Prêmio deste ano ficou com a  Santa Marcelina Cultura, responsável desde 2008 pela gestão de programas e projetos  de excelência e inclusão pela música, entre os quais a Escola de Música de São Paulo ( EMESP), que opera diversas orquestras, como a Tom Jobim. Confira os ganhadores em outras categorias:

Cidadania: Instituto Baccarelli, por seu trabalho com a Orquestra Sinfônica Heliópolis;

Créditos: Divulgação/Instituto Baccarelli

A Orquestra Sinfônica Heliópolis na Sala São Paulo

– Cultura: Nando Bolognesi, por seu papel artístico e social no campo da esclerose múltipla;

Créditos: Divulgação/Teatro Eva Herz

O ator e palhaço Nando Bolognesi, que transformou suas histórias de vida em um espetáculo

– Educação: Rachel Oliveira Braun, diretora pedagógica, por seu trabalho na Escola da Comunidade da Fundação Visconde de Porto Seguro;

Créditos: Divulgação

Rachel Oliveira Braun

– Comunicação: Agência Mural, pela quebra de estereótipos das periferias de São Paulo e Região Metropolitana. Ela reúne mais de 80 comunicadores das periferias, entre outros profissionais e fazem da capital paulista um lugar mais acolhedor, democrático, educado e criativo.

Créditos: Agência Mural

Comunicadores da Agência Mural

A tradição é que o evento sempre aconteça em um local que represente um ou mais vencedores. Neste ano, acontecerá no Masp, ponto de atuação da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo), mantida em parceria com a Santa Marcelina. Neste ano, será apresentada pela primeira vez uma música em homenagem a São Paulo, composta pelo famoso sambista Toninho Geraes, que é mineiro e mora no Rio, em parceria com Chico Alves. A cantora é Irene Irene Atienza, uma espanhola que mora em São Paulo.

Você nunca mais vai se esquecer dessa música. Mesmo que você deteste São Paulo. Acaba de ser gravada. Foi feita pelo sambista Toninho Gerais mineiro/carioca com Chico Alves para falar do amor que gente de fora descobre na cidade de São Paulo. Numa diálogo com Caetano Veloso ( Sampa) e Paulo Vanzolini ( Ronda), chama-se Sampa Canção. É cantada por Irene Atienza, uma cantora espanhola que mora em São Paulo.

Posted by Catraca Livre on Wednesday, July 19, 2017

Em edições anteriores, o Cidadão São Paulo já condecorou Danilo Miranda, do Sesc, Jairo Marques, da Folha de S.Paulo, Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante e Roberto Kikawa, do projeto Cies; Paulo Saldiva, USP.

Pin It

Comments are closed.