Luz baixa, mesas estrategicamente posicionadas e um cenário inspirado nas famosas grutas de Castellana, na Região de Puglia, no sul da Itália, refletem a atmosfera encantadora do Grotta Cucina. Ali, a experiência vai além da gastronomia. Localizado no Jardins, o restaurante italiano oferece uma imersão sensorial, graças a um projeto arquitetônico que recria a atmosfera das grutas italianas no coração de São Paulo.
Logo na entrada, há uma fachada envidraçada que revela a sala de massas, onde a produção artesanal é feita à vista de quem passa ou aguarda uma mesa. O conceito de transparência se estende até a bancada aberta do salão principal, onde o chef Daniel Ricciardi finaliza pratos à frente dos clientes. Mas esse não é o ponto que surpreende. Ao adentrar, um design inspirado nas grutas começa a dar as caras: uma parede de pedra natural com inúmeras velas te transportam diretamente ao interior das cavernas italianas.
O menu é autoral e sazonal, baseado em raízes italianas, mas aberto à combinação com outras culturas. Criado pelo próprio Ricciardi, que atuou por quase uma década como private chef em São Paulo, os pratos refletem uma alquimia entre memória afetiva e inovação técnica.
Para a entrada, o Volcano é um dos grandes destaques. O prato leva raviolo de gema caipira com crema de formaggi, molho de manteiga artesanal de trufa branca e pangrattato de limone. Este é um daqueles pratos que te fazem suspirar a cada mordida e mostra o verdadeiro equilíbrio entre os ingredientes. Ele vem acompanhado com um pão de fermentação natural e é ideal para compartilhar. Ainda há outras opções criativas que merecem atenção, como a burrata de tartare de mignon com especiarias e mousseline de mel e siracha ou o carpaccio de figo feito com frisée, mousse de queijo de cabra, prosciutto, pangrattato de nozes, molho de mel trufado e limone.
Entre os pratos principais, a dica é apostar na clássica carbonara. Como uma boa apaixonada pelo prato italiano, digo com todas as letras que este surpreende. O molho, feito com um mix de ingredientes de altíssima qualidade, além do guanciale encaixam perfeitamente com a massa al dente e te transporta para uma viagem gastronômica.
Para finalizar, a dica é apostar em uma sobremesa que sai do comum: La Noce. O doce leva millefoglie de noz pecan, gelato de latte, calda de chocolate e bourbon. O sabor é super equilibrado e nada enjoativo.
O restaurante também oferece uma carta enxuta de vinhos, mas bem certeira para harmonizar. Para aguçar a curiosidade, eles dão as sugestões que mais se encaixam com o pedido. Já a carta de drinks varia entre o clássico e autoral, como é o caso do Grotta Sour, que leva gin de canela, limão siciliano, angustura, xarope de açúcar e estrela anis.



Além da cozinha de excelência, o serviço merece destaque. O atendimento é atencioso e íntimo, quase como visitar a casa de amigos que sabem exatamente como receber. E isso não é coincidência: o Grotta nasceu justamente da relação entre o chef e dois de seus clientes mais assíduos, Bruno Furlanetto e Fabian Meyer, que decidiram transformar sua admiração pela gastronomia de Ricciardi em sociedade. E tem dado muito certo!
Com apenas 57 lugares, o Grotta Cucina reforça a sua proposta de experiência exclusiva e personalizada. O local é perfeito para encontros românticos ou até mesmo para marcar um jantar descontraído entre amigos. A dica é reservar uma mesa antes de chegar ao restaurante e aproveitar ao máximo essa autêntica experiência gastronômica italiana.
Serviço – Grotta Cucina
@grottacucina
Rua José Maria Lisboa, 257, Jardim Paulista
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h; e aos domingos, das 12h às 16h30
WhatsApp: +55 11 91200-2325
Veja a experiência:
LEIA TAMBÉM
Fitó Contemporânea: A fusão entre arte e alta gastronomia em São Paulo