Governo estuda ‘passaporte olímpico’ para os Jogos de 2016

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, se reuniu com o ministro do Turismo, Vinícius Lages, para definir uma matriz de ações integradas entre os governos para impulsionar o crescimento do turismo visando os jogos olímpicos de 2016. Uma das medidas estudadas, segundo o ministro é facilitar a entrada de turistas e de pessoas que vem trabalhar nos jogos olímpicos através da criação do “passaporte olímpico”, que vai liberar e antecipar o visto para o ingresso de estrangeiros no país.

“Vamos conversar evidentemente com o Itamaraty, segunda-feira terei uma audiência com a presidenta para tratar de outros temas, inclusive os temas dos jogos olímpicos e dessa ação que conversamos com o prefeito: ano olímpico brasileiro, com passaporte olímpico que antecipe essa facilitação já para visitar o Brasil. Tudo que você colocar de dificuldade hoje para o turista viajar vai ser uma experiência desconfortável”, explicou Lages, ressaltando que objetivo é antecipar os vistos para agilizar esse processo durante as olimpíadas.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo a partir de agora é vender a imagem diferente daquela que o mundo já viu. “O Brasil é o lugar do samba e sãs praias bonitas. Acho que é uma oportunidade de mostrar, no caos do Rio, que é uma cidade sofisticada, com serviços de qualidade, com uma capacidade enorme de gerar negócios, uma indústria criativa muito forte e um capital cultural muito forte como o Brasil. O Brasil é o Brasil do café e do Pelé, mas também da Embraer, o Brasil que produz tecnologia sofisticada, que exporta jatos para o mundo”, afirmou o prefeito.

Paes também deu o exemplo da cidade de Barcelona após a experiência dos jogos e afirmou que o Rio tem tudo para seguir o exemplo da cidade espanhola. “Barcelona saiu de 800 mil turistas por ano como cidade e foi para 8 milhões de turistas. Se tornou um destino importantíssimo na Europa. Nossa meta tem que ser essa”, garantiu.

Além da imagem do país como destino turístico, o ministro também destacou que um evento como os jogos olímpicos cria uma série de oportunidades para o país. “Os jogos olímpicos são uma grande oportunidade para o país não só projetar a imagem do Brasil enquanto destino turístico, mas também pelas oportunidades que esse mega evento proporciona. Estamos trabalhando um conjunto de ações que a prefeitura está desenvolvendo e, sobretudo uma estratégia que aproveite essa janela de oportunidades que os jogos olímpicos apresentam para que a gente apresente o Brasil para o mundo da melhor forma possível”, afirmou o ministro.

Divulgação do Turismo
Ainda de acordo com Lages, a estratégia de promoção do Brasil para o mundo deve ser integrada. “Não acredito mais numa estratégia de promoção do turismo de forma isolada, como a Embratur faz sem estar articulada com as outras plataformas de negócios que o Brasil tem. Quando nós vendermos moda, vendermos o audiovisual, vendemos os produtos manufaturados nós estamos trabalhando também o destino”, garantiu o ministro.

Sobre o crescimento do Turismo no país, o ministro garantiu que uma das medidas importantes que já está sendo tomada é a reformatação  da Empresa de Turismo Brasileira, que, segundo ele, está “enferrujada”. “Colocamos isso na agenda para esses próximos quatro anos. A Embratur é hoje uma agência de promoção do Brasil, uma autarquia que está enferrujada na sua capacidade, na própria governança. Ela não tem uma articulação, estabelecimento de metas e o investimento que é feito é incipiente” afirmou Lages.

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