Gol anuncia mudanças no Conselho e Richard Lark como vice-presidente financeiro

Gol

Richar Kark assume como vice-presidente financeiro da companhia

A Gol confirmou nesta sexta-feira (29/07) a indicação novos conselheiros de administração e a eleição de Richard Lark como Diretor Vice-Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores (DRI). Edmar Prado Lopes Neto, que ocupava essas funções desde 2012, assumirá novos desafios no Grupo assim que concluída a transição das suas funções.

Richard liderou essas funções de abril de 2003 a junho de 2008, período do processo de criação de valor aos acionistas quando a GLAI cresceu para mais de 100 aeronaves e receita anual acima de R$6 bilhões, abriu seu capital (IPO) com listagem simultânea na BMFBOVESPA e na NYSE, levantou US$2 bilhões em financiamento de longo prazo e efetuou a aquisição das operações de transporte de passageiros e programa de coalização da Varig. Desde junho de 2008 ele integrava o Conselho de Administração da GLAI, e atuou em investimentos de private equity, gestão e reestruturação de empresas e como conselheiro de companhias fechadas e abertas. Anteriormente, Richard foi diretor-fundador e CFO da Americanas.com e executivo dos bancos de investimento Morgan Stanley, Citicorp e First Boston.

A GLAI iniciou um plano de restruturação operacional e financeira em meados de 2015 em resposta aos desafios impostos pela realidade do cenário macroeconômico brasileiro. Com os avanços de eficiência operacional, esse plano encontra-se em fase final de implementação. “Richard acompanhou as diversas fases do nosso plano de restruturação e aceitou o convite para contribuir, mais decisivamente, com a jornada de criação de valor do Grupo, o processo de recapitalização da GLAI e a retomada do crescimento rentável. Seguimos aperfeiçoando a alocação dos nossos talentos e em breve anunciaremos os novos desafios do Edmar no Grupo, tão logo a fase de transição seja concluída”, comentou Paulo Kakinoff, CEO da GLAI.

Em observância às práticas de governança corporativa do Grupo, Richard deixa a posição de membro independente do Conselho de Administração e financial expert do Comitê Estatutário de Auditoria. Os Comitês de Política Financeira e de Políticas de Risco seguirão sob a liderança do Richard. Henrique Constantino também deixa de integrar o Conselho de Administração do Grupo.

Para assumir o cargo então ocupado por Richard no Conselho de Administração, foi indicado André Jánszky. André é advogado corporativo formado pela NYU e pela Fordham Law School, é sócio-gerente do escritório de São Paulo da firma de advocacia internacional Milbank, Tweed, Hadley McCloy, e também lidera as atividades da firma na América Latina. André é citado como um dos principais advogados norte-americanos atuando no Brasil, e tem ampla experiência em financiamento nos mercados de capitais, fusões e aquisições, investimentos em participações privadas e outras transações corporativas.

Anna Luiza Constantino foi indicada para substituir Henrique no Conselho. Anna é analista financeira formada em finanças pela University of Central Florida. Ela trabalha em análise e pesquisa na Bloomberg Intelligence (Nova Iorque) e trabalhou em finanças e controle na Lockheed Martin. Os membros indicados para compor o Conselho de Administração, André Jánszky e Anna Luiza Constantino, deverão ser eleitos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da GLAI, a ser convocada oportunamente.

Em abril de 2016, Germán Quiroga passou a integrar o Conselho da GLAI, trazendo mais de 25 anos de experiência em marketing e tecnologia. Ele é formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e possui mestrado em sistemas digitais pela Escola Politécnica da USP. Germán foi fundador, CIO e CMO da Americanas.com, CIO e CMO da Cyrela e fundador, CEO e membro do Conselho de Administração do Pontofrio.com, e-plataforma, e-hub, Nova Pontocom e Cnova, tendo nesta última, liderado o IPO da empresa na NASDAQ. Atualmente é também Vice-Presidente do Conselho de Administração da Totvs.

Para Constantino de Oliveira Júnior, Presidente do Conselho de Administração do Grupo, as mudanças são importantes. “Estamos injetando sangue novo no nosso Conselho e reforçando sua composição por profissionais de experiência ampla, diversificada e complementar. Temos a convicção que isso nos conduzirá para um nível ainda mais elevado de criação de valor aos nossos acionistas”.André Jánszky deverá assumir, além da função de conselheiro independente, a posição do Richard no Comitê de Auditoria. Com isso, esse Comitê passará a ser composto por Antônio Kandir, Germán Quiroga e André Jánszky.

Pin It

Comments are closed.