Baobá é o termo que se refere a um gênero de árvores presentes na África, na península Arábica e na Austrália. Também chamada de “árvore da vida”, a espécie pode apresentar formas variadas, ideais para serem capturadas por lentes habilidosas.
A fotógrafa norte-americana Beth Moon é uma delas. No livro intitulado “Árvores Antigas: Retratos do Tempo”, ela revela imagens de plantas contorcidas alcançando o céu. E, embora ela fotografe outros tipos de árvores antigas, como sequoias e teixos, os baobás se destacam.
Moon usa três critérios na escolha de seus modelos: idade, tamanho e história. Estudando história, botânica, registros oficiais e artigos de jornal, ela rastreia árvores sobreviventes localizadas em encostas de montanhas, propriedades privadas e terras protegidas.
Para que cada fotografia pareça velha, ela usa uma mistura de platina, paládio e óxido de ferro, criando uma solução que é aplicada sobre papel e exposta à luz. O método inteiro, segundo ela, representa sua profunda ligação com as árvores que ela fotografa.
A imagens foram feitas na África do Sul, Botswana e Namíbia.
Via BoredPanda