Do 3A ao 4C: saiba identificar seu tipo de cacho

Ter os cabelos encaracolados é maravilhoso, e as brasileiras estão aos poucos redescobrindo isso. Em São Paulo, diversos profissionais de beleza estão reunidos essa semana na Casa Pantene para falar justamente de cachos, dar dicas e workshops sobre transição capilar e cuidados para as encaracoladas. (Veja aqui)

O evento, criado para o lançamento da linha Cachos Hidra-Vitaminados, quer incentivar a mulher brasileira a descobrir a força natural de sua beleza e inovar o universo das cacheadas.

Até o dia 15 de agosto, quem passar pela Casa Pantene terá a estrutura do cabelo avaliada e receberá orientações de como cuidar das madeixas.

Talvez você ainda não saiba, mas seu cacho tem nomenclatura e pode ser chamado de 3A ou 4C, de acordo com sua forma, que pode ser ondulada, bem definida ou crespa. Saber isso pode mudar radicalmente sua relação com os fios e a forma como você cuida deles.

Quer descobrir o seu tipo? Confira abaixo:

Créditos: arte/Catraca Livre

Conhecer seu tipo de cabelo vai mudar sua rotina de cuidados

3A

Os cabelos tipo 3  variam de padrões de levemente ondulados a muito encaracolados. Os fios da categoria 3A representam um “S” em loopy definido e são fáceis de ser modelados. Geralmente, esses fios são volumosos e frágeis.

Dica: para esse tipo de cabelo são indicados produtos mais leves para não pesar muito e não deixar a ondulação desmanchar. Estão liberados mousse, secador e difusor e é recomendável hidratação uma vez por semana.

3B

As madeixas dessa categoria são mais encaracoladas e a textura é mais densa que a da primeira.

Dica: apostar em uma boa máscara de hidratação uma vez por semana e usar o difusor para deixar o cacho ainda mais lindo.

3C  

Os cachos dessa categoria são ainda menores, com a circunferência aproximada de um lápis. Costumam ser mais ressecados e armar, pois têm tendência a perder água com mais facilidade.

Dica: após lavar o cabelo, experimente fazer massagem no couro cabeludo para elevar o volume natural, mantendo o padrão dos cachos. Para um cabelo sem coloração hidratar uma vez por semana é suficiente, já um cabelo descolorido exige duas hidratações na semana.

4A

Os fios 4A são mais finos e têm a tendência de ressecar e quebrar com frequência. Por isso precisam de mais hidratação e proteção contra os danos causados por secador, por exemplo.

Dica: caprichar em bons produtos hidratantes e em cremes mais encorpados.

4B

Aqui, entram os crespos com cachos menores bem fechados. O formato do fio lembra um “Z”, que encolhe até 75% do comprimento real.

Dica: hidratar duas vezes na semana mesmo em dias frios. Para dormir, usar uma fronha de cetim. Ela ajuda no controle do frizz e na proteção das pontas, pois diminui o atrito entre o fio e o tecido.

4C

Os cabelos do tipo 4C são bem parecidos com os do tipo 4B, a diferença é que os cachos têm menos definição e podem encolher mais de 75% quando estão secos. Nesse tipo de cabelo, a oleosidade produzida na raiz não chega até as pontas, por isso necessita de mais atenção.

Dica: Caprichar na hidratação e no protetor térmico e tratar o fio com delicadeza. A fronha de cetim também é uma ótima pedida.

Pode ser que você não se encaixe perfeitamente em uma categoria ou subcategoria. E tudo bem! Algumas pessoas apresentam cabelo que é uma mistura de dois tipos.

Quer saber mais sobre o seu tipo de cabelo e receber uma avaliação profissional? Corre para Casa Pantene. Confira os detalhes aqui e confirme presença.

Pin It

Comments are closed.