Mídia Turis

Começa no Rio o Festival Universo Spanta 2023 nessa sexta (06)

Os Gilson’s, Ivete Sangalo, Duda Beat, Maiara e Maraisa, Zeca Pagodinho, Marina Sena e Ferrugem estã no line-up do primeiro fim de semana do Universo Spanta

Foto: Divulgação

Na próxima sexta, 6 de janeiro, tem início o Festival Universo Spanta 2023 na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Em sua terceira edição, o festival vai reunir artistas dos mais variados gêneros musicais e atender ao gosto dos mais diferentes tipos de públicos. Do pop ao axé, com muito rap e trap, mais MPB, sertanejo, piseiro e forró, e, como não podia faltar, muito samba e carnaval, marca registrada do festival. Serão 14 dias de festa durante todos os fins de semana do mês de janeiro, mais de 200 artistas e cerca de 250 horas de show, divididos em três palcos, com nomes que homenageiam a Cidade Maravilhosa – Guanabara, Corcovado e Lapa -, às margens da Baía de Guanabara.

Após um hiato de três anos motivado pela pandemia, a última edição aconteceu em março de 2019, o festival vai realizar na quinta-feira, 5 de janeiro, uma celebração só para convidados, reunindo cerca de 7 mil profissionais de saúde com show do pop star Lulu Santos. Na mesma noite, será realizada uma homenagem a Marília Mendonça, um dos primeiros nomes anunciados, ainda em 2021, para a edição de 2022, com a participação das cantoras Bizay, Ana Cañas e Paula Lima.

“O festival retorna com a promessa de se tornar o grande evento da música no verão brasileiro. Nosso desejo é integrar as mais diversas manifestações musicais a um cenário paradisíaco, onde o grande protagonista é o público. Estamos ávidos para apresentar ao Rio e ao Brasil um universo potente, diverso e inclusivo”, afirma Diogo Castelão, criador do Universo Spanta.

Foto: Divulgação

´Primeiro fim de semana

Os portões do festival abrem para o público às 18h de sexta-feira, 6 de janeiro, com uma programação que traz em seu primeiro dia nomes da nova cena musical. No Palco Guanabara, Marina Sena; os Gilsons com um convidado pra lá de especial: Gilberto Gil; e Duda Beat, com a participação de Flor Gil. No palco Corcovado, a banda mineira Lamparina, Chico Chico e a brass band Bloco 442. E completando, no Palco Lapa, Yasmin Vilhena, Maracutaia Sonora, Glitterada, Minha Luz É De Led, Bruna Strait e nas carrapetas o DJ Marcelinho da Lua.

No sábado, 7 de janeiro, a programação do Palco Guanabara traz grandes nomes do cenário nacional, como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Ferrugem, Maiara e Maraisa. No Palco Corcovado, Luan Otten com a participação de Elana Dara e Mariana Nolasco, Vitão e os irmãos niteroienses da banda Melim que terão Ana Gabriela E OutroEu como convidados. E no Palco Lapa, Silvia Machete, os blocos Vem Cá Minha Flor e a Orquestra Voadora, mais a bateria da Escola de Samba São Clemente e a Roda do Spanta.

E encerrando o primeiro fim de semana, a programação do domingo, 8 de janeiro, presta uma homenagem ao carnaval de rua do Rio, reunindo blocos cariocas tradicionais e da nova geração. O grande anfitrião do Palco Guanabara será o Spanta Neném que recebe o Bloco do Sargento Pimenta e um grande baile tradicional com o Cordão da Bola Preta. No Palco Lapa, a turma do Multibloco, Mulheres de Chico e Toca Rauuul, esses dois últimos com repertório exaltando os mestres Chico Buarque e Raul Seixas, respectivamente. Para ampliar o clima carnavalesco, ainda tem as fanfarras Charanga Talismã, Sinfônica Ambulante e o Bloco Virtual.

Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, Associação dos Blocos de Rua do Rio, aceitou o convite do Universo Spanta para organizar essa programação, que promete virar tradição: “Vamos fazer uma grande celebração do carnaval de rua, depois de dois anos impedidos de desfilar. E quem for a Marina vai poder participar de cortejos que vão simular os desfiles na rua, levando público de um palco para o outro. No carnaval, temos que escolher um bloco que sai no mesmo horário que outro em outro canto da cidade. No Universo Spanta, o público vai poder conhecer outras opções”, vibra Rita.

E janeiro tem muito mais!

O segundo fim de semana começa na sexta-feira 13, mas a vibração será alta, misturando atitude e poesia com Emicida, Planet Hemp, BaianaSystem, Rael e Francisco, El Hombre. No sábado, 14, a alegria continua a mil com os shows de Thiaguinho, Luísa Sonza, Os Paralamas do Sucesso, Zé Neto e Cristiano, Lagum, Mangueira, Jongo da Serrinha, Fogo e Paixão e muito mais. No domingo, 15, grandes mestres da MPB sobem ao palco, entre eles Ney Matogrosso, Nando Reis, Paulinho da Viola, acompanhado dos filhos Bia e João Rabello, assim como Zizi Possi que estará ao lado de Luiza Possi.

Na penúltima semana o festival começa mais cedo. Na quinta, 19 de janeiro, véspera de feriado no Rio de Janeiro, a noite será do piseiro e do forró com duas potências da nova geração, os cearenses Mari Fernandez e Nattan, mais conhecido como ‘Nattanzinho’, que junto às atrações consagradas Limão Com Mel, Calcinha Preta e Xand Avião, vão promover uma grande festa da música nordestina.

Na sexta, 20, o rap e o trap tomam conta da programação com seu ritmo, versos e letras cheias de engajamento político, social e cultural, unindo a tradição de Mano Brown e Black Alien, com a nova geração com L7nonn, Djonga e Matuê. No sábado, 21, o line-up traz o retorno de Ludmilla ao festival. A cantora, que já participou de diversas edições desde o início do evento, se junta à dupla Jorge e Mateus, Alok, Menos é Mais, Mumuzinho, Céu na Terra, Beija-Flor e muitos outros. E, no domingo, 22, a energia baiana desembarca no Rio com o axé de Durval Lelys, Saulo, Xanddy Harmonia e muito mais em um dia que não vai deixar ninguém parado.

O último fim de semana promete ser inesquecível. Na sexta, 27 de janeiro, o festival abre espaço para o pop potente de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pocah, Majur, o carnaval de Bloconcé e Sereias da Guanabara, entre outros, numa grande festa colorida. No sábado, 28, tem mais música plural com os shows do furacão Iza, o arrebatador Jão, além de Xamã, Fábio Jr, Claudia Leitte, Alcione, Dilsinho, Salgueiro, Agytoê, e muito mais. E, no domingo, 29 de janeiro, encerrando a edição 2023 do Universo Spanta, Xande De Pilares, Pixote, Belo, Fundo De Quintal e diversas rodas de samba importantes do Rio vão promover uma grande festa do samba no esquenta para o carnaval carioca.

Ingressos e valores: Universo Spanta