Centro de Portugal promove Semana e Jornadas de Enoturismo

A iniciativa, que vai ter como palco a Bairrada, visa afirmar as condições do Centro de Portugal para a actividade do enoturismo e reforçar a ligação do sector vinícola ao turismo.

Avaliar o contributo do enoturismo para a sustentabilidade das regiões, assim como partilhar boas práticas a nível nacional e internacional nas temáticas da sustentabilidade, do património, da enogastronomia e do vinho e saúde, são outros dos objectivos desta iniciativa

A Semana do Enoturismo que se realiza entre 1 e 8 de Novembro, vai juntar as regiões vinícolas da Bairrada, Beira Interior, Lisboa e Tejo, enquanto as Jornadas, já na sua sétima edição, vão ter lugar entre os dias 6 e 8, sendo subordinadas ao temaO Centro de Portugal como Destino – Enoturismo: Factor de Sustentabilidade das Regiões’.

O início das Jornadas vai ser marcado por um jantar no Convento de São Francisco, em Coimbra, onde a relação entre o vinho e a religião será motivo de debate pelo Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente.

Seguem-se dois dias de trabalhos, em que as manhãs são dedicadas à partilha de informação, de experiências e ao debate e as tardes reservadas para o “trabalho de campo”, com a visita a espaços de relevo no território bairradino, como sejam a Mata do Bussaco, a Quinta do Encontro, as Caves Messias e as Caves São João. ‘Sustentabilidade’, ‘Património’, ‘Enogastronomia’ e ‘Vinho, Saúde e Termalismo’ dão título aos quatro painéis destas ‘Jornadas’, momentos recheados por oradores de alta patente e moderados por experimentados profissionais.

As boas-vindas e as notas de enquadramento serão dadas por Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, Vasco Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Jorge Sampaio, presidente da Associação Rota da Bairrada.

Pin It

Comments are closed.