Cathay Pacific se torna mais uma companhia a encerrar operações do B747

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B747 operou durante 37 anos pela Cathay

Aquele que era o superjumbo da década de 80, o revolucionário da aviação comercial, o diferentão nos aeroportos internacionais, vai se despedir de mais uma companhia aérea comercial. Neste caso, é a vez da Cathay Pacific Airways preparar a aposentadoria oficial do icônico B747 de sua frota, que acontecerá no dia 01 de outubro após o voo final entre Hong Kong e o Aeroporto de Haneda, no Japão.

Air France também se despediu do modelo

O 747 é considerado uma das aeronaves mais bem-sucedidas da história e chegou à Cathay Pacific em 1979. A partir daquele ano, a companhia baseada em Hong Kong passou a ter um forte impacto nas operações internacionais, com uma rápida expansão por mercados como Europa e América do Norte, marcada pelos anos dourados de 1980 e 1990.

Era uma aeronave capaz de transportar até 400 passageiros, mais do que o dobro da capacidade do B707 que, na época, já era escalado para operar em grandes distâncias. “O B747 pavimentou o modo de como as pessoas viajam atualmente”, disse o gerente de Operações Mark Hoey. “A aeronave teve um efeito vital no desenvolvimento de Hong Kong como um hub de aviação e, como resultado, levou o destino a se tornar uma cidade mundial”.

Embora sem condições de continuar competindo com aeronaves modernas, como o B777 e A350, a Cathay Pacific sabe que a “Rainha dos Céus” foi protagonista durante estes 37 anos de serviços impecáveis e que merece esta aposentadoria. “Foi fantástico trabalhar com o B747 por ser uma aeronave confiável e de fácil entendimento para os engenheiros. Eu afirmo que nosso staff ficará triste por não mais conviver com esta frota, que foi parte vital da Cathay por muito anos”.

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