Carnaval / Cidade

De acordo com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a previsão é que até segunda-feira (16/2) aportem quatro navios de turismo em Salvador.

São esperados os navios Sovereign, MSC Orchestra, Splendour e o MSC Música, o primeiro com destino para o Rio de Janeiro e os seguintes para Maceió, trazendo todos mais de 11 mil viajantes.

Na sexta-feira (13), ancorou o navio Ruby Princess, com destino ao Rio de Janeiro. A embarcação tem capacidade para acomodar até 3.080 passageiros e navega desde 2008.

No Porto é possível perceber que, além de turistas de várias nacionalidades, como Espanha, Itália e China, é crescente o número de brasileiros visitando a capital.

A carioca Marlene Morgado, por exemplo, conta que já perdeu as contas de quantas vezes já visitou a cidade e que já se sente baiana. “Eu e meu marido viemos aqui a primeira vez na nossa lua de mel. Isso já deve ter uns 45 anos. Nós sempre voltamos”, revelou. 

Já o acriano radicado no Rio de Janeiro Anselmo Ribeiro brinca com o jeito receptivo do soteropolitano. “Vim pela primeira vez em 1975 e desde então sempre venho a Salvador. Eu nunca conheci uma cidade onde as pessoas fossem tão simpáticas como aqui. O calor humano é contagiante”, conta, entusiasmado. 

Segundo informações da Empresa Salvador Turismo (Saltur), até o final do verão terão aportado na capital 68 navios.

A perspectiva é que o turismo marítimo atraia 1,5 milhão de turistas durante todo o verão. A estimativa é que os mais de 700 mil turistas esperados para o Carnaval de Salvador deixem algo em torno de R$ 64,8 milhões na cidade durante a festa.

Além disso, o trade turístico de Salvador prevê que pelo menos 90% dos leitos serão até a Quarta-Feira de Cinzas.

A previsão da Saltur é que o volume de passageiros desembarcando na capital baiana via Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e Rodoviária seja cerca de 30% acima dos números comuns a períodos de alta estação.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça (Secult), lembra que Salvador voltou a ter uma posição de destaque na preferência dos brasileiros na hora de escolher um destino turístico para o verão. Para ele, a cidade em si já é o grande atrativo.

“Por causa  da variedade de opções que a cidade voltou a oferecer nos últimos anos, como serviços básicos e infraestrutura para receber o visitante – além da taxa de dólar, ainda bastante favorável para quem opta por viajar pelo Brasil -, Salvador voltou a atrair pessoas de diversas partes do mundo, mas principalmente brasileiros”, frisou o secretário. 

Pelo aeroporto

O Aeroporto de Salvador deve receber, em média, 35 mil passageiros por dia até o fim deste ano, o que representa um aumento de 30% em relação a 2014. A informação foi divulgada pelo secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, em reunião de balanço do Carnaval, na manhã deste sábado (14), no Quartel do Comando da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos.

A taxa de ocupação chega a 95% nos hotéis localizados nos três circuitos da festa (Dodô, Osmar e Batatinha) e 80% nos estabelecimentos fora dos espaços da folia. Segundo o secretário, a ocupação hoteleira está em torno de 95% nos municípios do Litoral Norte e de 90% em Porto Seguro, no sul da Bahia.

A expectativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) é que Salvador e o interior da Bahia recebam cerca de 700 mil turistas brasileiros e estrangeiros, no período do Carnaval – cada gasta em média R$ 1.400.

Guias e monitores

Os turistas dispõem do auxílio de 250 guias e monitores espalhados por diversos pontos da capital baiana, além da Praia do Forte, no município de Mata de São João, e Porto Seguro. O grupo já realizou 12.114 atendimentos, com os argentinos ocupando a primeira colocação entre os estrangeiros, seguidos pelos espanhóis, norte-americanos e chilenos.

“As informações mais demandadas são localização – as pessoas querem saber onde estão e para onde ir – e a programação do Carnaval. Nosso call center continua funcionando 24 horas, pelo número 3103.3103, onde se pode obter, em 12 idiomas, informações referentes à festa e aos serviços”, disse Pelegrino. 

Pin It

Comments are closed.