Cabaceiras: turismo de vivência e experiência

Foto: Haryanne ArrudaCabaceiras é uma cidade onde a gente vivenciou experiências únicas. Localizada numa das regiões mais secas do Brasil, no semiárido do Cariri paraibano, ela é cercada de muita cultura, inovações gastronômicas e mistério. No meio da Caatinga, encontramos um dos cenários mais encantadores: o Lajedo do Pai Mateus. Um dos destinos mais procurados por turistas. Pouca gente sabe, mas essa belezura da natureza fica localizada numa propriedade privada. Para Foto: Haryanne ArrudaO Lajedo do Pai Mateus fica localizado em propriedade privada. Para conhecer é preciso pagar R$ 15 por pessoaconhecer, é preciso pagar R$ 15 por pessoa. Vale a pena cada centavo investido para estar neste lugar mágico, mas falta um pouco de retorno na infraestrutura por parte do proprietário do lugar. A melhor hora pra ir é o no pôr do sol. A luz dourada quando bate nas pedras faz um sombreamento belíssimo. Se puder, vá na companhia do guia Ribamar Farias. Ele tem uma história de vida arretada. Pra resumir: nasceu numa comunidade pobre de lá, começou a levar turistas para o Lajedo. Um deles foi o cantor Nando Reis, que o ajudou financeiramente a estudar inglês durante cinco anos, depois morou fora do Brasil e hoje é formado também em Letras. Exemplo de superação!  

Foto: Haryanne Arruda17ª Festa do Bode Rei atrai centenas de turistas em busca, principalmente, da gastronomia ‘bodística’Em Cabaceiras já foram rodados mais de 25 filmes. A produção cinematográfica intensa faz com que a cidade também seja conhecida como ‘Roliúde Nordestina’. O mais famoso foi ‘O Auto da Compadecida’. Não por acaso a cidade conta hoje com um grande número de pessoas estimuladas pela cultura que viram atores amadores e figurantes.

Foto: Haryanne Arrudaxixi de cabrita, produzido em homenagem ao evento mais famoso da cidade, a 17ª Festa do Bode ReiNo meio de tanta seca, a população encontrou no artesanato um meio de sobrevivência. Cabaceiras se destaca nas peças produzidas em couro, em retalhos, em bonecas de pano e no licor, a exemplo do xixi de cabrita, produzido em homenagem ao evento mais famoso da cidade, a 17ª Festa do Bode Rei. Aliás, essa festança aconteceu no último fim de semana. O evento movimenta economicamente a cidade porque atrai centenas de turistas em busca, principalmente, da gastronomia ‘bodística’. Teve pizza, tapioca e até pão de bode. Essas novidades colocaram Cabaceiras e a Festa do Bode Rei no circuito nacional de eventos.

Foto: Haryanne ArrudaLajedo do Pai MateusE é com essa experiência que nós estreamos a coluna TampaPanela no Paraíba Total. Espero que gostem e anotem o roteiro para conhecer.

Sobre o autor

Walter Ulysses Haryanne Arruda

Walter Ulysses é chef de Cozinha internacional, bem-humorado e tirador de onda. Adora conhecer novos lugares e encara qualquer parada com a noiva Haryanne Arruda que é jornalista, prestadora de atenção, ama aventura e fazer perguntas. Os dois se completam como a tampa e a panela.

Pin It

Comments are closed.