Atlantica registra ano estável e projeta novidades em 2017 com novo CEO

Annie Morrissey

Annie Morrissey

Um crescimento de apenas 2% na diária média e taxa de ocupação estável na casa de 53%. Este é o retrato de 2016 para a Atlantica Hotels, que conta com 88 hotéis no Brasil, sendo que dez foram abertos neste ano e mais dois são esperados até o final de dezembro. A vice-presidente de Vendas e Marketing da rede, Annie Morrissey, acredita que devido a todos os problemas relacionados a economia, o resultado foi positivo.

“A economia brasileira, em 2016, teve um dos piores desempenhos dos últimos anos, mas estamos vendo a retomada, ainda que lentamente. Obviamente, este cenário gerou reflexos na hotelaria, com um aumento considerável de negociações de tarifas. A recessão e a alta da inflação fizeram com que agências de viagens e empresas solicitassem redução de preços nas reservas e até condições de pagamento facilitadas”, afirmou.

Para 2017, a executiva afirmou que a rede espera entre dez e 12 aberturas. No entanto, ela destacou que o crescimento no ano que vem será baseado em conversões e em oportunidades que o mercado ofereça. “Em janeiro teremos a chegada do novo presidente e acredito que poderemos adquirir pequenas administradoras para crescer”, complementou. “Acreditamos que este é um importante movimento para clientes e colaboradores bem como para o negócio. A chegada do Eduardo Giestas permitirá à Atlantica atingir novos patamares de realizações”, complementou.

Ainda sobre as aberturas previstas para 2017, Annie lembrou que a Atlantica chegará a seis novos mercados com as novas aberturas: Pindamonhangaba, Santo André, Guarulhos e Jacareí, em São Paulo, Maringá, no Paraná, e Blumenau, em Santa Catarina. Além disso, a executiva ressaltou que destinos como Florianópolis e Salvador estão no radar da rede.

Annie também falou sobre os problemas enfrentados em algumas praças neste ano e que devem se repetir em 2017. O principal, segundo ela, é a superoferta de quartos, como por exemplo em Belo Horizonte, Brasília e Manaus. “Alguns mercados sofreram mais do que outros, mas a desempenho de cidades como São Paulo, Curitiba e Fortaleza acabaram compensando”, explicou.

Ela ressaltou que a agilidade será essencial para enfrentar este momento da economia. Segundo Annie, os inúmeros canais de vendas também exigem dedicação do hotel no monitoramento de tarifas e, consequentemente, tomadas de decisões rápidas para não perder receitas. “Nos últimos dois anos, a Atlantica vem trabalhando com o software Omnibees para facilitar o trabalho do departamento de reservas e vendas no gerenciamento automático dos vários canais de vendas. Sem dúvida, a tecnologia está ajudando a Atlantica. Como fruto deste empenho, atingimos, neste ano, 117% em RSI (Room Sales Index), o que significa que estamos mantendo nosso share de mercado acima ao da concorrência”, finalizou.

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