Artesanato é um dos motivos que mais atrai espanhóis para o Brasil, diz revista

Cerca de 10 milhes de artesos movimentam a economia brasileira (Foto: Divulgao/Embratur)

Cerca de 10 milhões de artesãos movimentam a economia brasileira (Foto: Divulgação/Embratur)

A publicação espanhola Expreso – Diario de Viajes y Turismo, apontou que os espanhóis têm grande interesse no artesanato brasileiro. A revista garantiu que um fator motivador determinante para as viagens turistas da Espanha para o Brasil é a cultura do país, principalmente por meio do artesanato. A categoria ficou em terceiro lugar na pesquisa feita pela Expresso, atrás somente do segmento Sol e Praia e Ecoturismo. “Especificamente, 19,4% (dos espanhóis) viajou para o Brasil em 2014, por esta razão”, destaca a Expreso.

“A arte e a cultura de um povo são os seus maiores bens, e o incentivo a essa produção artesanal impulsiona as economias de base local”, afirmou Gilson Lira, presidente substituto da Embratur. Segundo ele, a Embratur investe, constantemente, nesse segmento como fator diferencial no mercado turístico mundial no Brasil.

A publicação, que destaca isoladamente cada região do Brasil, conta que, “de norte a sul do País, o artesanato brasileiro tem características diferentes, cada um com influências e matérias-primas próprias de cada região. As pessoas são criativas […] e comercializam seus produtos em diferentes áreas, tais como feiras, mercados ou ofício”. A revista informa ainda que, com a venda de suas criações para os turistas, os artesãos impulsionam a economia local, gerando emprego e renda não só para sua família, mas para toda a comunidade.

De acordo com a mestre em Avaliação de Políticas Públicas, Maria Edny Silva Lemos, o artesanato tem apresentado ritmo de expansão acelerado, constituindo-se como uma atividade econômica com grande potencial. “Atualmente, 10 milhões de artesãos movimentam a economia local. Por isso, trabalhamos para aperfeiçoar a difusão da cultura como uma ferramenta de promoção do País no exterior”, enfatiza Lira. Nas feiras internacionais, em parceria com os estados, o artesanato brasileiro é amplamente divulgado, e também comercializado. “Além disso, importantes parcerias são firmadas nessas feiras”, informou.

Pin It

Comments are closed.