‘Arte & Vinho’ arranca sábado com exposição de pintura temática

Iniciativa do Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) e da Escola Superior Agrária/IPS, o evento, designado ‘Arte Vinho’, arranca no sábado à tarde com a inauguração da exposição seguida de uma “mostra de vinhos” premiados da região, pela Comissão Vitivinícola Regional Tejo, realizando-se à noite o concerto “O Vinho dos Poetas”, por Carlos Alberto Moniz, com prova de vinhos comentada pelos responsáveis da produção da casa agrícola Casal Branco.

PUB


A decorrer até 13 de novembro, o evento complementa a exposição de pintura com colóquios, música, visitas guiadas a património histórico vinhateiro, provas comentadas e um seminário técnico a decorrer na próxima terça-feira na Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS/IPS).

Paula Jacob, da comissão organizadora do evento, realçou a excelência da exposição, com a esmagadora maioria das obras a serem feitas propositadamente para o evento e com um forte peso da academia (seis dos artistas plásticos convidados são docentes da Faculdade de Belas-Artes), e a “forte adesão” das casas agrícolas da região à iniciativa.

Oito casas agrícolas vão abrir gratuitamente as suas portas para dar a conhecer a “produção vinícola de qualidade” que desenvolvem e “sensibilizar novos públicos para a Arte e a Arte do Vinho”, sendo objetivo a projeção nacional da produção de vinho no Ribatejo, sublinhou, por seu turno, a presidente do CCRS, Maria de Lurdes Asseiro, numa nota sobre o evento.

O projeto conta com uma estrutura curatorial, responsável pela escolha e exposição das obras, assim como pela produção do catálogo a apresentar na inauguração da exposição, que integra os docentes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa José Quaresma e Fernando Rosa Dias e os representantes do CCRS António Amaral e Elias Rodrigues.

Os artistas convidados a participar na iniciativa são Carlos Amado, Domingos Rego, Fernando Veríssimo, Gil Teixeira Lopes, Graça Morais, José Catrola, José Quaresma, Mário Rodrigues, Mário Tropa, Matilde Marçal, Oliveira Tavares, Pedro Saraiva e João Jacinto.

A iniciativa conta com as colaborações da Direção Geral do Património Cultural, da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, da Comissão Vitivinícola Tejo (CVRTejo), da Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV), das câmaras municipais de Santarém e de Almeirim e da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

As entidades que se tornaram parceiras integram no programa diversas iniciativas, como a comemoração do Dia Europeu do Enoturismo, a realização do 36.º Capítulo da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo (12 de novembro) e o Festival Nacional de Gastronomia, que decorre em Santarém de 21 de outubro a 01 de novembro.

O seminário ‘A Arte do Vinho’, que se vai realizar terça-feira próxima na ESAS, em colaboração com a AMPV, a CVRTejo e o CCRS, abordará questões como a “história do vinho e a vinha no Ribatejo”, por José Andrade, ‘Novas castas no Ribatejo’, por António Ribeiro, ‘Enólogo, na interface da Técnica com a Arte’, por Virgílio Loureiro, e ‘A Arte da prova’, por Mário Louro.

‘Vinho e saúde’, por Rui Jorge, ‘Arte e Design de rótulos’, por Francesco Craca e Luís Maia, ‘A Arte da cortiça’, por Alzira Quintanilho, e ‘A Arte da Comercialização’, por Maria Vicente, serão outros temas a abordar nesse encontro.

“No mundo atual, a simultaneidade, a colaboração interdisciplinar e o ‘trabalho em rede’, mesmo em áreas aparentemente distantes, contribuem decisivamente para o aumento da visibilidade das instituições envolvidas e dos assuntos partilhados, assim como da atração de novos públicos”, afirma Maria de Lurdes Asseiro.

O evento pode ser acompanhado na internet na página artevinho.com e nas redes sociais.


 

Pin It

Comments are closed.