Apesar da crise, brasileiros continuam viajando; veja dicas para economizar

Dlar a mais de R$ 3,80, inflao acumulada de 9,53%, perda do grau de investimento… Ningum aguenta mais falar de crise nem consegue parar de falar dela.

Mas, se vrios dos indicadores econmicos brasileiros andam mal das pernas, um nmero em particular parece no sofrer abalos: o de pessoas viajando pelo Brasil.

A Agncia Nacional de Aviao Civil, por exemplo, registrou 127,4 milhes de passageiros nos aeroportos de janeiro a julho deste ano –em 2014, foram 123,2 milhes nesse perodo e, em 2013, 115,7 milhes.

A CVC, maior agncia de viagens do pas, teve um recorde histrico de vendas em janeiro e cresceu mais de 10% no primeiro semestre.

Companhias areas, operadoras de turismo e associaes do setor dizem que, apesar da crise, o turismo deve acabar, no mnimo, estvel em relao ao ano passado.

Mudanas de hbito ajudam a explicar o cenrio. Turistas podem optar por comprar pacotes, que agregam servios (como seguro e refeies) e saem mais em conta.

Para se tornar atraentes aos consumidores, empresas do setor tm oferecido cada vez mais promoes e facilidades que incluem cmbio congelado e pagamento em mais parcelas.

As passagens areas para os Estados Unidos, por exemplo, ficaram cerca de 10% mais baratas em relao a 2014 nos primeiros seis meses do ano, segundo pesquisas feitas pelos buscadores Voopter e Decolar.com

A exceo o setor de hotis, que viu a taxa de ocupao cair 8% –a queda s no foi maior porque o valor das dirias baixou por causa de promoes. “Agora, teremos que aumentar tarifas e cobrir, pelo menos, a inflao”, diz Manuel Gama, presidente do Frum de Operadores Hoteleiros do Brasil.

Para ajudar o turista a continuar viajando, esta edio traz dicas de brasileiros que moram em seis destinos internacionais populares : Miami, Nova York, San Francisco, Berlim, Londres e Paris. Eles contam como economizar nesses locais.

O caderno tambm preparou um guia de programas de milhagens e reuniu uma srie de pacotes nacionais e internacionais, todos promocionais.

Afinal, em tempos de crise, nada como uma boa viagem para desestressar!

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5%
O quanto a Braztoa espera que operadores associados a ela cresam neste ano, em comparao a 2014

-8,2%
Queda na taxa de ocupao dos hotis econmicos, entre janeiro e julho de 2015 comparado ao ano passado

14%
Aumento no nmero de passageiros embarcados pela CVC (a maior agncia do pas) em 2015

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“Fazer turismo se tornou, nos ltimos anos, quase que uma necessidade de primeira ordem para o brasileiro; em um perodo de crise como o atual, ele pode at se adaptar e optar por uma viagem mais barata, mas no vai deixar de viajar”

MAGDA NASSAR,
presidente da Braztoa (Associao Brasileira das Operadoras de Turismo)

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“A taxa de ocupao caiu em torno de 8% em todas as categorias de hotis –mas espervamos um tombo maior se no fossem as promoes; os custos esto aumentando, enquanto a receita segue diminuindo… A conta no fecha e no h esperana de melhora para 2016 ou 2017”

MANUEL GAMA
presidente da FOHB (Frum de Operadores Hoteleiros do Brasil)

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“Como um varejista pe ventiladores na vitrine em dias de calor, oferecemos produtos diferenciados para mitigar os efeitos da crise: baixamos o gasto mdio por viagem, promovemos mais minicruzeiros, reforamos o portflio de viagens nacionais e de fim de semana…”


LUIZ EDUARDO FALCO,
presidente da CVC

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