Andar de trem pela Europa pode ser incrível; confira dicas

Viajar de trem pela Europa tem muitas vantagens. As estações costumam ficar em áreas centrais da cidade, economizando tempo e esforço. Também não é preciso fazer check-in, então não há motivos para chegar com horas de antecedência. Por último, as políticas sobre bagagem costumam ser mais flexíveis do que em empresas aéreas.

No entanto, usar o transporte sobre trilhos em solo europeu geralmente não é a opção mais barata, já que a concorrência de outros meios de transporte é pesada. Por lá, companhias aéreas (Ryanair e Easyjet ) e rodoviárias (Megabus) chegam a oferecer passagens por 10 euros ou menos. São chamadas de empresas low cost.

Daniel Ribeiro

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Usar o transporte sobre trilhos em solo europeu geralmente não é a opção mais barata

O Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, explica como economizar na hora de comprar passagens e mostra roteiros imperdíveis para andar de trem na Europa.

Paisagem

Não dá para falar sobre andar de trem pela Europa sem citar a paisagem. Cadeias montanhosas, lagos, castelos, campos verdes, uma viagem desse tipo pelo velho continente pode proporcionar tudo isso.

Outro aspecto interessante é que andar de trem não é algo que temos muita oportunidade de fazer no Brasil, o que já deixa a viagem mais especial. Portanto, se a diferença de valor for pouca, compensa fazer um passeio diferente.

Earmark Social Bridgette S.B/Pinterest

O trem turstico Glacier Express liga Zermatt  badalada St. Moritz, passando por DavosO trem turstico Glacier Express liga Zermatt  badalada St. Moritz, passando por Davos

O trem turístico Glacier Express liga Zermatt à badalada St. Moritz, passando por Davos

Economizando na passagem

Quando se fala em trens europeus, muita gente já pensa nos passes ferroviários. São diversas modalidades de passe, que permitem ao viajante pegar quantos trens quiser em um determinado espaço de tempo e em determinadas regiões, mediante um pagamento único.

Parece uma ótima ideia, tanto que os passes chamam a atenção de quem não quer planejar cada detalhe da viagem antes de partir. Porém, a verdade é que eles são vantajosos em poucas ocasiões.

O valor dos passes é elevado e alguns países (como França, Portugal, Itália, Espanha e Suécia) exigem reserva antecipada dos passageiros, o que acaba com a espontaneidade do uso do passe e ainda representa uma taxa a mais (por volta de 10 euros o trajeto). Os passes também não valem para trens de alta velocidade, como o Eurostar, que faz a ponte Londres-Paris.

Só comece a cogitar um passe se você for usar trens por mais de quatro dias durante a viagem. Aí, é hora de fazer as contas e ver o que compensa mais. O viajante Daniel Ribeiro, do blog GoEuropa, especialista no assunto, já deu várias dicas sobre como descobrir se os passes valem a pena em sua coluna semanal.

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Para pesquisar trajetos de trem pela Europa e fazer cotações, o Rail Europe é uma ótima pedida, ainda mais por estar em português. O site da ferrovia alemã Deutsche Bahn também é uma fonte para conhecer trajetos, apesar de não ser possível comprar todos na página.

Se você está pensando em mesclar viagens de trem, ônibus e avião, as melhores ferramentas serão o site Skyscanner e o aplicativo Rail Planner.

Decidiu por bilhetes unitários? As passagens ficam mais baratas se compradas com antecedência e diretamente no site da companhia ferroviária. O jeito mais fácil e barato de retirar sua passagem é optar por pegá-la na estação de trem de onde você for partir.

Trens oferecem opção de assento na primeira ou segunda classe. Uma dica compartilhada por vários viajantes é que o conforto das duas classes é similar, enquanto a diferença no preço é significativa. Vale dar uma chance para a segunda classe.

WrldVoyagr/Flickr

Estao central de BerlimEstao central de Berlim

Estação central de Berlim

Trens noturnos podem custar mais caro se houver a opção de leito. Ao mesmo tempo, eles permitem que você economize uma diária de hotel ou hostel, veja o que vale mais a pena para o seu caso.

Roteiros dos sonhos na Suíça

Alguns roteiros feitos especialmente para andar de trem pela Europa fazem qualquer preço mais elevado recompensar o gasto. A Suíça é o melhor país para se conhecer de trem. Linhas panorâmicas, com poucas paradas, levam os passageiros pelos Alpes e lagos do país.

Divulgação

O percurso de Kleine Scheidegg ao topo da Jungfraujoch  feito em cerca de 50 minutosO percurso de Kleine Scheidegg ao topo da Jungfraujoch  feito em cerca de 50 minutos

Trem que leva até o topo da Jungfraujoch, na região suíça de Interlaken, considerada o topo da Europa

Os mais famosos roteiros são o Glacier e Bernina Express. A dica é não fazer bate-voltas em trens panorâmicos. Os percursos são longos demais para que se volte pela mesma paisagem.

O Bernnia Express faz o trajeto Chur/Davos/St. Moritz/Tirano, em meio aos vales alpinos nevados. A ferrovia, de tão histórica, é tombada pela Unesco. O traçado nem se fala: um viaduto em espiral ao fim da descida.

O Glacier Express também oferece vistas espetaculares dos alpes suíços, em suas quase oito horas de viagem entre Zermatt, Davos e St. Moritz. Um dos pontos altos é o trecho da Ferrovia Rética, também patrimônio da humanidade pela Unesco, por seus viadutos em curva.

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