Anadia marcou presença na BTL 2018 – Cidades Online

Foram muitos os milhares de pessoas que passaram pelo stand da autarquia para obter informações sobre os “ex-libris” do concelho e da região, bem como provar os espumantes e degustar algumas iguarias, como os Bairradinos, os Fanecos, os Amores da Curia, as Iscas e as Sandes de Leitão, entre outros produtos em destaque.

Nesta edição, o município privilegiou dois setores cruciais para o desenvolvimento do concelho: a Saúde e Bem-Estar, com ênfase para as Termas da Curia e de Vale da Mó, e o Enoturismo, que tem registado um grande crescimento. A novidade deste ano foi a presença da árvore de garrafas de espumante, com oito metros de altura, que animou o Natal em Anadia, e que esteve instalada numa das entradas da BTL para, dessa forma, dar uma original visibilidade à marca “Anadia, Capital do Espumante”.

“É sempre importante marcar presença neste tipo de eventos”

Sobre a participação do Município de Anadia na BTL 2018, a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, considera que “é sempre importante marcar presença neste tipo de eventos”, sublinhando que, “ano após ano, Anadia, através de um stand próprio, e presente também no stand do Turismo Centro de Portugal, começa a ter uma outra visibilidade”. “O que vimos este ano é que, cada vez mais, os municípios estão a querer afirmar-se individualmente ou no âmbito das respetivas comunidades intermunicipais”, adiantou. Na sua opinião, trata-se “de um investimento que se impõe”. Esta “é uma das parcelas a somar a outras tantas parcelas que temos vindo a acrescentar, no sentido de fazer uma aposta neste sector, que é tão importante para o país e para nós, em particular”.

“Temos de aproveitar estes momentos para dar destaque àquilo que nos é caro, e que temos de mais precioso” – sublinhou Maria Teresa Cardoso – “os nossos produtos endógenos, como sejam as nossas termas e o nosso espumante”. “Temos aqui uma oportunidade excelente para mostrar algo exclusivo. Como é habitual dizer-se: ‘Quem não é visto, não é lembrado’. Penso que, com esta presença, fica sempre algo na memória e no gosto das pessoas que nos visitam, seja através das imagens fantásticas que ali exibimos, seja também pelos produtos que têm oportunidade de degustar. Isto é um pequeno excerto daquilo que temos de bonito e de importante no nosso concelho”, realçou Marisa Teresa Cardoso. A edil anadiense refere que “a aposta deste ano foi para as termas e enoturismo”. “Para além do espumante, quisemos mostrar algo diferente da nossa gastronomia local, nomeadamente alguns produtos que vão ganhando a simpatia e também um espaço na nossa região”. Considera que “é importante promover estes produtos, porque são novos, e, por outro lado, destacar as empresas e pessoas que estão a tentar valorizar o concelho através da introdução de produtos diferentes e inovadores e de marcas, a fim de reforçar e de complementar a oferta turística”.

“Éevidente que nós [Anadia] acabamos também por ganhar escala”, realçou, quanto ao facto de o Centro de Portugal ter sido o “Destino Convidado” da BTL 2018, ganhando, assim, maior visibilidade no certame. “Hoje em dia, é determinante que trabalhemos o turismo através da criação de certas rotas ou circuitos. Só em conjunto conseguiremos obter uma maior escala, que permita atrair mais turistas, em lazer, à nossa região, e que poderá ser complementada com, por exemplo, outras ofertas disponíveis, como o turismo de desporto ou de natureza”, acrescentou.

No que respeita ao turismo, as ações não se ficam por aqui, adiantando a autarca que, ainda esta semana, a Câmara Municipal de Anadia irá proceder à apresentação pública do Plano Estratégico de Turismo do concelho, para o qual serão convidados todos os agentes que direta ou indiretamente estejam ligados a este setor. “O nosso objetivo é que o público conheça em linhas gerais o estudo que foi feito e quais serão as nossas linhas de orientação para a área do turismo”, explica a autarca.

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