Agência Nascimento Turismo entra com pedido de recuperação …

A crise levou a Nascimento Turismo, uma das maiores e mais antigas agncias do Pas, fundada em 1961, a pedir recuperao judicial. A companhia, que faturou em 2014 R$ 350 milhes e embarcou mais de 110 mil passageiros, mais da metade para destinos internacionais, entrou, na quarta-feira, 20, com pedido no Tribunal de Justia de So Paulo. A empresa possui nove unidades no pas, uma delas em Belo Horizonte, no Bairro Funcionrios.

Em comunicado oficial, a companhia disse que tomou essa deciso porque, “a exemplo de demais companhias em diversos segmentos da economia, foi impactada pelas crises que o Pas atravessa: segurana, hdrica, energtica, econmica e, a pior de todas, a crise de confiabilidade”. Mas em entrevista ao site Panrotas, especializado em turismo, o presidente e fundador da empresa, Eduardo Nascimento, apontou que o maior problema enfrentado pela empresa foi o corte de crdito de fornecedores internacionais, que afetou o fluxo de caixa. Segundo Nascimento, cerca de 300 passageiros com bilhetes emitidos no tero hotel. No Reclame Aqui, site colaborativo em que consumidores avaliam servios e produtos h registros de vrias denncias envolvendo a empresa, a maioria de consumidores que dizem ter sido lesados pelo no cumprimento do que foi acordado.

“O cmbio, combinado com a diminuio das vendas, pode ter afetado a empresa”, disse o presidente da Associao Brasileira das Agncias de Viagens (Abav), Antonio Azevedo. Prejudicadas pelo dlar, que se valorizou quase 15% em relao ao real s neste ano, as vendas de pacotes tursticos para os Estados Unidos no mercado caram 10% do 1º para o 2º trimestre, disse Azevedo. Junto com o Caribe, esse o principal destino operado pela companhia.

Somado a isso, fontes do mercado disseram que a empresa teria sido pega no contrap com a desvalorizao do real porque no teria feito hedge para se proteger da alta do dlar. Para o presidente da Abav-SP, Francisco Leme, “o caso da Nascimento pontual”. Mas ele ponderou que fatores conjunturais tambm teriam afetado o desempenho da empresa.

Consultores especializados em turismo lembraram, no entanto, que o modelo de negcio do setor sofreu nos ltimos dez anos uma brusca mudana com o avano da venda de passagens e de pacotes pela internet. E as empresas que no mudaram a forma de operar estariam pagando o preo da resistncia.

No incio deste ano, a direo da Nascimento informou ao mercado que, aps 11 meses de aproximao, as negociaes entre a empresa e a CVC para venda foram encerradas. Procurada, a CVC no comentou.

Consumidor

Segundo o presidente da Abav nacional, o problema para os clientes que compraram pacotes com a Nascimento est na parte terrestre. A agncia informou que os bilhetes areos e martimos foram pagos, mas o mesmo no ocorreu com a parte terrestre, que inclui hotis e passeios.

Nesta quinta-feira, 21, as associaes do setor de turismo (Abav nacional, Abav-SP, Abracorp, Braztoa, Abremar e Aviesp) se reuniram em So Paulo para orientar as agncias de viagens, as operadoras de turismo e os clientes que compraram pacotes da Nascimento. De acordo com as entidades, a inteno tentar renegociar com os hotis e as prestadoras de servios terrestres para atender aos viajantes.

Antonio Nascimento, da Abav, disse que uma das sadas que o cliente ou a operadora assuma o custo do terrestre e depois busque o ressarcimento com a Nascimento. Leila Cordeiro, assistente tcnica da Fundao Procon-SP, enfatizou que “de jeito nenhum” os clientes ou as operadoras devem arcar com esse nus.

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