Açores debatem potencialidades do turismo cultural entre 15 e 17 …

“Achamos
que o turismo cultural nos Açores merece ser potenciado e aproveitado”,
salientou hoje o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal
da Praia da Vitória, Tiago Ormonde, na apresentação do programa das
jornadas, organizadas pela Associação Regional de Turismo (ART), que
promove as ilhas dos grupos central e ocidental, em parceria com o
município.

O
património baleeiro, o enoturismo, a relação do turismo de natureza com o
turismo cultural e o Carnaval da ilha Terceira serão alguns dos temas
em debate na quinta edição das jornadas, que voltam a ser realizadas
depois de um interregno de seis anos.

A
Praia da Vitória acolhe pela primeira vez esta iniciativa, numa altura
em que reforça a promoção do turismo cultural, com destaque para as
festas populares e para as danças e bailinhos de Carnaval, uma
manifestação de teatro popular, que durante quatro dias movimenta
milhares de músicos e atores amadores na ilha Terceira.

“O
Carnaval não deve ser adulterado para se adaptar aos turistas, mas
achamos que o turista pode ter uma experiência bastante positiva ao
assistir ao nosso Carnaval. Obviamente que é tudo muito nosso, muito
genuíno, mas achamos que divulgando o nosso Carnaval ao longo de algum
tempo, de uma forma consolidada, conseguimos ter resultados”, salientou o
vereador da autarquia.

Segundo Tiago Ormonde, também a história da Praia da Vitória poderá despertar o interesse dos turistas.

“Achamos
também que há um potencial enorme ao nível do turismo militar, de quem
nos possa visitar no sentido de perceber aquilo que foi a presença
norte-americana e inglesa na ilha Terceira e da própria Batalha do 11 de
agosto”, apontou, referindo-se ao confronto entre liberais e
absolutistas, que decorreu na baía da Praia, em 1829.

As
jornadas são abertas a empresários, profissionais do setor, formandos e
formadores, mas também ao público em geral, contando já com mais de 100
inscrições.

Serão
ainda promovidos ‘workshops’ sobre criação de rotas, turismo cultural,
criação de eventos, artesanato, estratégias de marca e vinhos, mas as
vagas estão “praticamente esgotadas”.

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