A cozinha exótica peruana

Além das atrações turísticas como Machu Picchu, o Peru é conhecido também por sua culinária. Mas a cozinha peruana é muito mais que pratos oferecidos nos tours gastronômicos. Existem outras iguarias que são menos conhecidas pelos turistas.

O site Intiways Travel, especializado em viagem para o país andino, selecionou algumas delas abaixo:

Mazamorra de Tocosh

mazamorra-de-tocosh_1mazamorra-de-tocosh_1

A mazamorra de tocosh é típica das regiões andinas do Peru e é feita com milho ou batatas, que são ficam apodrecendo por dias dentro de um poço.  Depois são retiradas e colocadas ao sol para secar. Esse processo faz com que o alimento produza penicilina, o que ajuda na cura de uma infinidade de doenças. Mesmo com tantas propriedades medicinais, o prato tem um cheiro muito desagradável. Quem come a Mazamorra de Tocosh diariamente afirma que as pessoas acabam se acostumando com cheiro.

Suri

surisuri

O Suri se parece a uma larva e é muito consumido na região amazônica do Peru. O animal vive no tronco do palmito, é branco e tem bastante gordura. Normalmente servem como espetinho ou simplesmente comem cru.  Pode ter uma aparência um pouco estranha, mas o sabor é muito bom. É como o Timão e Pumba dizem: “gostoso, mas viscoso”.

Cuy

cuy-chactadocuy-chactado

Na verdade o cuy é o nosso conhecido porquinho-da-índia. As populações andinas consumiam o cuy muito antes da chegada dos espanhóis. Ele pode ser feito de muitas formas, as mais comuns são ao forno ou chactado(frito). Em ambas as formas, o cuy é servido inteiro, com cabeça e patas, só órgãos internos são retirados. Em alguns restaurantes, os cuys são mantidos vivos até o momento de cozinha-los e você pode escolher qual deles você vai querer comer. O sabor é similar ao do frango e é muito saudável, a desvantagem é que o cuy, por ser muito magrinho, não tem muita carne.

Sangrecita

SangrecitaSangrecita

O ingrediente principal desse prato é o sangue de frango, que é cozido junto com alguns outros ingredientes, como a hortelã e a cebola. Muitos torcem a cara para o prato, mas ele evita algumas doenças, como a anemia.

Chanfainita

chanfainitachanfainita

É feito com batatas e pulmão de boi. O prato, que costuma ser consumido pelas ruas da cidade de Lima, divide as opiniões dos moradores. Muitos peruanos adoram e dizem que é uma iguaria, já outros afirmam que não gostam nem de sentir o cheiro.

Caldo de Cabeza ou Huajarta

huajarta-caldo-de-cabezahuajarta-caldo-de-cabeza

É uma sopa que se faz com uma cabeça de porco ou cordeiro inteira e sem pelos, arroz, batatas e chuño (um tubérculo andino). Não é muito conhecido na capital do país, mas é muito consumido na região de Puno.

Por Lia Petruccelli, da Intiways Travel

Pin It

Comments are closed.