De 6 a 8 de maio, Bento Gonçalves (RS) sedia a 5ª edição da Wine South America, considerada a principal feira de negócios do setor vitivinícola na América Latina. O evento reunirá mais de 430 marcas nacionais e internacionais, além de estrear vinícolas de novos terroirs brasileiros e apresentar tecnologias que estão transformando a produção de vinhos.
Entre os destaques está o IA Corte I, primeiro vinho brasileiro desenvolvido com auxílio de inteligência artificial. Criado pela Casa Tertúlia, do Alto Uruguai gaúcho, o sistema analisa dados físico-químicos e avaliações sensoriais para sugerir cortes de maior potencial qualitativo. Outra inovação é a chegada da primeira vinícola urbana do país, a Ruiz Gastaldo, instalada em Porto Alegre, que traz rótulos autorais produzidos em pequena escala.
Além de novas propostas, a feira reforça a presença de nomes consolidados como a Casa Valduga, que lança dois rótulos exclusivos: o espumante Maria Valduga Nature e o vinho tinto Praeteritum. Ambos poderão ser degustados durante o evento, que também contará com espaços internacionais, como os estandes da Itália e de Portugal.
De Pernambuco à Mantiqueira: os novos vinhos brasileiros na WSA 2025
A diversidade regional brasileira ganha espaço com vinhos produzidos no Agreste de Pernambuco, Cerrado Goiano, Serra da Mantiqueira e Distrito Federal. O estande coletivo de Brasília apresentará nove vinícolas com produção de estilo boutique e foco em práticas sustentáveis.
O evento também aposta na capacitação com o Espaço Masterclass, coordenado pela Associação Brasileira de Sommeliers do RS, abordando temas técnicos e tendências de consumo. A expectativa é movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios, consolidando a Wine South America como plataforma estratégica para o setor.
LEIA TAMBÉM:
Gastronomia do Pará na COP 30: sabores da Amazônia em destaque em Belém
Seis lugares em São Paulo onde seu pet é mais do que bem-vindo
Belém é eleita uma das 10 melhores cidades gastronômicas do mundo pela Lonely Planet