Semana Estadual do Turismo promoverá abraço no Teatro Amazonas (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
Diversas atividades em alusão ao Dia Estadual do Turismo no Amazonas, celebrado na sexta-feira (8), devem ser realizadas nesta semana em Manaus. Workshop, visitas técnicas e abraço simbólico ao Teatro Amazonas integram a programação do período, que teve início na segunda-feira (4) e termina na sexta.
Nesta terça-feira (05), de 9h às 17h, será realização do Workshop de Gestores Públicos, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Na ocasião, Instituições de Ensino Superior (IES) devem discutir sobre a atividade turística nos municípios do Amazonas.
Na quinta-feira (7), das 13h às 17h, universitários que devem visitar o Museu Casa Eduardo Ribeiro a pé. No passeio, eles devem receber informações turísticas sobre os prédios históricos de Manaus. Ao término da atividade, os participantes darão um abraço no Teatro Amazonas, situado no Centro da capital.
Semana Estadual do Turismo foi instituída por
projeto de lei (Foto: Marina Souza)
Na sexta (8), às 10h, haverá sessão solene na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). No eventom haverá homenagem ao Dia Estadual do Turismo e personalidades que contribuíram para a formação acadêmica em turismo na região.
No mesmo dia, das 15 às 17h, será realizado o Colóquio Turismo em Comunidades Tradicionais e Indígenas com o tema “Povos Indígenas no mundo contemporâneo”. No encerramento da programação, haverá missa em comemoração ao Dia Estadual do Turismo na Catedral Metropolitana de Manaus.
Participam da programação a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate), o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), a Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), A Universidade Nilton Lins
Confira a programação da semana:
Terça-feira (5)
– Workshop no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na Avenida Constantino Nery, Zona Centro-Oeste de Manaus. O evento será realizado pelas faculdades.
Quinta-feira (7)
– Visita técnica à Casa Eduardo Ribeiro, de 13h às 16h.
– Abraço simbólico à Praça do Largo São Sebastião, situado no Centro de Manaus.
Sexta-feira (8)
– Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, na Zona Centro-Sul de Manaus, às 10h.
Dia Estadual do Turismo
A dia 8 de maio foi instituído como Dia Estadual do Turismo pelo projeto de Lei Ordinária n° 3.913, do deputado estadual Francisco Souza. Segundo a assessoria de comunicação do parlamentar, a Semana Estadual do Turismo é realizada pela Comissão de Turismo e Empreendedorismo (Ctur) da ALE-AM em parceria com instituições de ensino superior do Amazonas.
“Sem sombra de dúvidas, esse evento vai alcançar seu objetivo, no que diz respeito à integração e cooperação conjunta dos discentes e docentes do curso de turismo com a Ctur. Com isso, quem ganha é o turismo, e consequentemente o nosso esstado, que terá mais estratégias para essa área”, disse o deputado, por meio da assessoria de comunicação.