Todos os anos no mês de setembro, centenas de lares da Bahia abrem suas portas para o Caruru de São Cosme e São Damião, festa que homenageia os santos gêmeos da Igreja Católica, os Ibêjis do candomblé e todas as crianças.
A tradição que reforça o sincretismo religioso baiano desembarca em São Paulo, para um encontro que promete aquecer o coração e encher a barriga de quem passar na House of Food na quinta, 28 de setembro.
A festa acontece das 12h às 22h e conta, claro, com o famoso caruru completo, acompanhado por vatapá, feijão fradinho, xinxim de galinha, arroz, farofa e banana da terra, servido a R$ 25.
Créditos: iStock | Paul Brighton
Você vai ser maluco de perder um caruru bonitão desses?
O caruru é um cozido de quiabos, com cebola, sal, camarões e azeite de dendê. Algumas pessoas acrescentam castanhas, amendoim, pimentão e tomate, criando variações do prato pelos diversos cantos do Brasil.
Apesar de São Cosme e São Damião serem católicos, a tradição de homenageá-los é africana. Na Bahia, a fé nos irmãos santos ganhou importância principalmente por conta do sincretismo com Ibeji, o orixá duplo dos nagôs, que também representa os gêmeos.
- Mais gastronomia em SP:
Festival recheia Ceagesp com pratos de pescados e frutos do mar
Caruru de São Cosme e São Damião
Qui 28/09 das 12:00 às 22:00