Rio divulga esquema especial para receber tocha olímpica; confira o itinerário

Tocha Olimpica

A tocha olímpica fará um percurso com três dias de duração pelas ruas e bairros da Cidade

Símbolo maior dos Jogos, a chama olímpica chega ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (03/08), às 9h, depois de percorrer 324 cidades de todos os estados do país. Ao longo de três dias, cerca de 600 pessoas participarão do revezamento da tocha, que percorrerá 90 quilômetros da cidade até sexta-feira (05/08), quando ocorre o acendimento da pira olímpica na Cerimônia de Abertura dos Jogos Rio 2016, no Maracanã. Para garantir que a passagem pelas ruas do Rio seja tranquila e a população possa participar da festa, a prefeitura decretou feriado municipal na quinta-feira (04/08), nos mesmos moldes do que acontecerá nos dias 18 e 22, quando o comércio permanece aberto.

“Chegou a hora de perceber que o que está acontecendo no Rio não vai se repetir por algumas  gerações, que nunca aconteceu na história da América do Sul. É um momento muito especial da história do nosso país e da nossa cidade. Vale a pena qualquer esforço para que a gente possa mostrar ao mundo que o Rio é um lugar muito especial, que o Brasil é um lugar muito especial, que temos um povo incomparável”,  afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Na quarta-feira, a maior parte do trajeto da tocha será pelas ruas do Centro, inclusive com a utilização do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e terá a presença do gari Renato Sorriso, figura emblemática do Carnaval carioca,  e da cineasta Carla Camurati. Na quinta-feira (04/08), o percurso da tocha começa pela Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, passa pela Praia da Macumba, onde será conduzida pelo surfista Rico de Souza; chega ao Palácio 450, em Madureira, onde Tia Surica e Monarco fazem o beijo da chama; e segue para a Praça Mauá, onde haverá o acendimento da pira de celebração. Em um revezamento noturno inédito na passagem do símbolo pelo país, a tocha segue pela Zona Sul, da Gávea a Copacabana, encerrando a noite.

Na sexta-feira (05/08), a tocha olímpica sai do Cristo Redentor, pela manhã, com a participação do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Em seguida, passa pelo Palácio da Cidade.O revezamento acontece ainda na orla da Avenida Niemeyer à Urca, com direito a passagem pelo Pão de Açúcar, e segue para o Aterro do Flamengo, onde o cavaleiro Rodrigo Pessoa encerra o percurso em frente ao Monumento aos Pracinhas.