10 coisas para fazer em Galápagos quase de graça

selo-rede-catracaselo-rede-catracaAs ilhas Galápagos, no Equador, tem a fama de ser um destino caríssimo. Mas o mochileiro brasileiro Henry Yamamoto, que está dando a volta ao mundo em 500 dias, garante que visitar o arquipélago pode ser mais barato do que muitos pensam.

Segundo ele, passar uma semana em Galápagos é quase o mesmo valor que viajar pela Itália, incluindo as passagens aéreas.

Confira o relato abaixo enviado pelo paulistano Henry Yamamoto:

Fotos: Arquivo pessoal

Fotos: Arquivo pessoalFotos: Arquivo pessoal

O paulistano Henry Yamamoto, 28 anos, resolveu realizar o sonho de mochilar pelo mundo

 

“Com um orçamento apertado, eu fiz tudo independente, visitei três ilhas, e consegui ver toda fauna endêmica do arquipélago –centenas de iguanas marinhas e terrestres, tartarugas terrestres gigantes, tartarugas marinhas e muitos pinguins, flamingos, piqueiros de pata azuis e milhares de leões marinhos sem gastar um centavo. Confiram os lugares que visitei para ver tudo isso sem gastar nada, só muita sola de sapato.

1 –Praias

Em todas praias de Galápagos é uma explosão de vida, tem chances de ver de tudo, leões marinhos e iguanas são 100% garantido.

– Praias de San Cristóbal:  Punta Carola, Playa Chico e Loberias, porém são um pouco longe da cidade. Próximo da cidade, é só a Playa Mann;

– Praias em Santa Cruz: A famosíssima Tortuga Bay na verdade não tem nada de tão especial que outras praias mais próximas também não tenham. É uma caminhada de 50 minutos para chegar até lá, tem várias praias iguais com acessibilidade mais fácil;

– Praia em Isabela: o centro da cidade é bem no meio da praia.

2 –Tartarugas gigantes

Toda ilha tem seu centro de reprodução. Visitei todos; Eles explicam praticamente a mesma coisa nos três centros. Falam o motivo das tartarugas precisarem de ajuda humana para se reproduzirem, pois elas não conseguem sobreviver junto com as espécies introduzidas e também o seu ciclo de reprodução e sua jornada até se tornar grande e forte o suficiente para ser solta na natureza novamente.

viagem-livre-galapagos-henry-yamamotoviagem-livre-galapagos-henry-yamamoto

Em Isabela tem o centro Arnaldo Tupiza, ao lado da lagoa dos flamingos. Em San Cristóbal, tem a Galapaguera de Cerro Colorado. Já em Santa Cruz fica o Charles Darwin Research Center.

Outra atividade que é quase de graça é a Reserva El Chato, que custa US$ 3. É uma reserva onde as tartarugas estão em habitat seminatural.

Atividades grátis na Ilha Isabela

3 – Complejo los Humedales (muro das lágrimas)

A Área do Humedales (Pântanos) é acessível por uma estrada de pedra de uns 6 km, onde dá para fazer várias paradas, entre elas praias com muitas iguanas, miradores, pântanos e no final dela tem o Muro das lágrimas, que sãos os restos de uma prisão antiga.

Mas a principal atração do complexo é a lagoa dos Flamingos, que acredita se serem pouquíssimos, apenas por volta de 400 deles na ilha, e ao lado da lagoa ainda tem um Centro de reprodução de Tartaruga. Entrar no Humedales é grátis, mas é recomendável alugar uma bicicleta, afinal são 12 km de ida e volta.

4 –  Concha y Perla

viagem-livre-galapagos-henry-yamamoto6viagem-livre-galapagos-henry-yamamoto6
Concha y Perla se localiza ao lado do porto de Isabela, o melhor lugar gratuito para fazer snorkeling em Isabela, nesse lugar, fora iguanas e leões marinhos que estão por toda parte, eu dei sorte de ver três pinguins e uma tartaruga marinha. É ótimo lugar para passar o finalzinho da tarde depois de um trekking cansativo como o do vulcão Sierra Negra

Atividades Grátis na Ilha San Cristobal

5 – Centro de Interpretacion e Cerro Tijeretas

Recomendo muito visitar esse lugar logo que chegar na ilha, é um centro de informações para se integrar com tudo sobre a ilha. O lugar também dispõe de informantes gratuitos para ajudar os turistas independentes sobre como se virar na ilha.

Um piqueiro de pata azul

 

Saindo da centro, começa a caminhada pelo Cerro das Tijeretas. É uma caminhada agradável, com vistas panorâmicas do mar, onde dá para ver muitas aves marinhas pescando e também tem uma estátua do Charles Darwin com animais endêmicos da ilha no meio do caminho, que termina na praia de Punta Carola, onde tive a sorte de ver um piqueiro de pata azul.

6 – Las Loberias 

Praia lotadíssima com leões marinhos onde dá para observar famílias se divertindo e machos brigando por fêmea.

viagem-livre-galapagos-henry-yamamoto3viagem-livre-galapagos-henry-yamamoto3
Atividades grátis na Ilha de Santa Cruz

7 – Charles Darwin Research Center

Caso você pouse na ilha de Santa Cruz, o Instituto Charles Darwin tem a mesma função do Centro de Interpretacion da ilha de San Cristóbal. Nesse local também tem um centro de reprodução de tartarugas gigantes, onde hoje, tem um espaço vazio, pois era onde morava o famoso George Solitário, a última tartaruga da ilha de Pinta, que morreu em 2012, dando fim a sua espécie.

8 – Túneis de lava

O segundo mais longo túnel de lava da América do sul está a poucos quilômetros de Puerto Ayora, no vilareja de Bella Vista. Recomendo levar sua própria lanterna para explorar a caverna, pois a lanterninha que eles emprestam é muito fraquinha. O maior túnel de lava da América do Sul também está na Ilha de Santa Cruz, porém não é aberto ao público.

9 – Las Grietas

Um desfiladeiro resultado de atividades vulcânicas que tem aguas semicristalinas para fazer snorkeling. A criançada local gosta muito do lugar. Elas pulam no mar de pedras bem altas. Mas lembre-se que a criançada conhece o local e você, turista não.

10 – Vulcões Los Gemelos e El Junco

viagem-livre-galapagos-henry-yamamoto5viagem-livre-galapagos-henry-yamamoto5
O El Junco, na ilha de San Cristóbal, é um vulcão que parece uma lagoa, mas no dia que visitei estava coberto de neblina, não possibilitando boas fotos, e o vulcão da foto é o Los Gemelos da Ilha de Santa Cruz. Gemeles significa gêmeos, em português –por serem duas crateras gigantes de vulcão.

Outras atividades por menos de US$ 100 –só fiz as duas primeiras da lista por falta de dinheiro.

Vulcão Sierra Negra, Los Tuneles (foto das mantas), Leon Dormindo (Kicker s Rock), tour para Isla Floreana  e Las Tintoreras.

Pin It

Comments are closed.