Economia

Qualidade de vida vira negócio rentável para casal

Com investimentos, Boutique Hotel em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, apresenta crescimento de estadias e consolida-se como endereço certo para casais de turistas que desejam tranquilidade, privacidade e qualidade de atendimento.

Formado em direito na USP em 1992, Edson Pavão, ex-executivo de multinacionais, se tornou empreendedor no ramo da hotelaria e tornou uma chácara, em plena serra do mar, entre Maresias e Toque Toque Grande, um negócio rentável e de sucesso. “Há alguns anos eu vinha nutrindo a ideia de sair de São Paulo e empreender. Logo, a ideia se tornou um plano de morar no litoral e iniciar um empreendimento no ramo hoteleiro. Não era uma “aposentadoria”, até porque eu era muito novo, com 39 anos, mas era muito focado em viver com mais qualidade de vida”. Durante 18 meses, Pavão procurou o local ideal e com as características traçadas no plano de negócios. Em 2005, adquiriu uma chácara com 2 hectares em Toque Toque Grande, São Sebastião, e total apoio da esposa e sócia, Renata Pavão, abraçou o plano de investimento.

Renata também era empresária no ramo de seguros e tinha o mesmo objetivo:  mudar de vida e ter qualidade de vida. Juntos, iniciaram uma pousada com 05 quartos que, em 10 anos e uma visão muito clara, se tornou o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, com foco exclusivo em casais. O hotel é reconhecido pelos melhores selos de qualidade turísticos nacionais e internacionais, além de ser premiado. O ITTBH é classificado como boutique hotel de luxo, sendo o mais bem pontuado no site TripAdvisor, em termos de qualificação dos clientes e hóspedes.

Segundo Pavão, não existe fórmula mágica, mas existem princípios de mercado que ajudam muito. “Acreditamos que o primeiro passo seja ter uma visão de empreendimento. Em 2009, nossa visão foi oficialmente definida: consolidar o Ilha de Toque Toque no mercado global como uma marca de luxo, passando por todas as fases de desenvolvimento de forma sustentável e dentro de rigorosos valores”, diz o empresário.Não é coincidência que sete anos depois o casal tenhachegado ao objetivo. “Sabíamos exatamente onde queríamos chegar e hoje estamos em processo de criar uma nova visão para o futuro do ITTBH”, reforça Pavão.

O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel está em uma das melhores fases. Por isso, segundo o empresário, os investimentos serão mantidos. “Vamos continuar a investir, acreditar e buscar novos desafios e horizontes. Fazemos uma gestão transparente e participativa, focada em resultados e na satisfação do cliente. Toda a equipe enxerga o hotel com os olhos dos hóspedes e não os nossos próprios”, afirma Edson.

Vencedor do World Luxury Hotel Awards, considerado o Oscar da hotelaria, na categoria melhor Hotel de Luxo de Praia da América do Sul 2016, o ITTBH atingiu um de seus principais objetivos, traçado há vários anos. Atualmente, está em processo de criar um novo objetivo, uma nova visão para o empreendimento a fim de ampliar e elevar – a um novo patamar – o conceito de hospitalidade, principalmente nas áreas de atendimento e infraestrutura. O hotel possui uma equipe altamente treinada e procura investir numa infraestrutura para casais aproveitarem e terem uma experiência romântica em qualquer época do ano e em qualquer clima. Todas as suítes possuem seu próprio SPA, com ofurôs, saunas e piscinas, dependendo da categoria.

Para conquistar o prêmio, o WLHA hotel investiu em várias frentes. Uma delas, a reforma das suítes recebeu em torno de R$ 250 mil, nos últimos quatro meses. O investimento foi possível porque o hotel obteve um aumento da ordem de 30% no RevPar do 1º trimestre deste ano. “Investimos constantemente em melhorias da infraestrutura. Isso faz parte do negócio, pois precisamos mantê-lo moderno, conservado e, acima de tudo, confortável para os clientes”, ressalta o diretor geral do ITTBH.

A atenção e os cuidados do casal com o hotel transformaram o ITTBH num dos desejados endereços de São Sebastião para quem quer curtir praia o ano todo, faça chuva, sol ou frio. Turistas do mundo inteiro, principalmente da Europa, visitam o hotel, em especial nos períodos de baixa temporada. A visibilidade internacional acaba de ser ampliada com o Prêmio WLHA 2016.

Para obter esses resultados, Edson Pavão dá 7 dicas de como se tornar um empreendedor de sucesso:

1 – Nunca empreender por necessidade, mas sim por oportunidade.

2 – Planejar, planejar e planejar.

3 – Ter comprometimento, ou seja, assumir responsabilidade pessoal por sucessos e fracassos.

4 – Usar a rede de poder e contatos. Trabalhar dentro do espectro de controle e influencia. Não focar no que está fora de seu controle.

5 – Estabelecer metas de curto prazo e obviamente analisar o seu cumprimento periodicamente.

6 – Inovar.

7 – Ter um modelo de negócio e segui-lo à risca.