Principais

Os melhores destinos para curtir o outono no hemisfério Norte

Seja para curtir um verão prolongado, fugir das multidões das altas temporadas ou assistir as folhas douradas de outono caindo em diversos cenários encantadores pelo mundo, a momondo, metabuscador global de viagens, lista seis destinos perfeitos para visitar no período de setembro a novembro.

1 – Último sol (Tel Aviv, Israel)

Fotos: Divulgação/momondo

Fotos: Divulgao/momondoFotos: Divulgao/momondo

A estação é conhecida pelo clima mais agradável e cenários pitorescos

 

Se você não está pronto para deixar de lado o bronzeado, vá para Tel Aviv –onde o verão está longe de acabar. Na calçada à beira-mar estilo Riviera você encontra pessoas correndo, butiques e restaurantes incríveis servindo comida fresca do Mediterrâneo. Uma suave brisa percorre as 16 praias ao longo de toda a costa, deixando a temperatura perfeita– e nada de multidões de turistas.

Gordon-Frishman é a mais centralizada, e, felizmente, vazia nos meses de outono. A Hilton, dessas, a praia mais amigável para os homossexuais, é também a favorita para o surfe. Corra para a praia Banana para ver um pôr do sol sem igual desfrutando de coquetéis no café que recebe o mesmo nome da praia, ou dê uma passada no Dolphinarium nas sextas para um show de tambores e artistas se divertindo nas areias da praia.

2 – Menos sol (Sevilha, Espanha)

outono-momondo2outono-momondo2

Conhecida como “a frigideira da Espanha”, com suas temperaturas insulares de 40º C, o verão em Sevilha é nada menos do que torturante –mas planeje sua viagem para um ou dois meses depois e você poderá experimentar o que há de melhor.

As ruas cheiram às flores de laranjeiras, as praças mais sombreadas estão cheias de nativos bebendo e comendo tapas e as noites são longas e agradáveis. O centro histórico compacto da cidade e o cenário ao nível do solo são perfeitos para passar o dia apreciando a cultura teatral e herança árabe.

Se você quiser se esfriar um pouco depois de andar tanto, vá para uma das piscinas em terraços que fiquem mais próximas ou experimente algum dos passeios na água do parque de diversões Isla Mágica.

3 – Cores do outono (Ontário, Canadá)

outono-momondo3outono-momondo3

Para receber de braços abertos ao invés de fugir das transformações que o outono traz consigo, não há muitas opções melhores do que passear pela província de Ontário, no Canadá, entre o fim de setembro e outubro.

Não muito longe de Toronto, o Parque Provincial Algonquin possui 7.725 km² de floresta densa, rios sinuosos e lagos calmos. Use uma canoa e reme pela região para ter as melhores vistas das árvores de bordo canadenses e carvalhos vermelhos resplandecendo seus tons flamejantes.

No que Winston Churchill tornou famoso como “o passeio de uma tarde ensolarada mais belo do mundo”, aproveite a paisagem impressionista do Niagara Parkway, ou, se você prefere uma caminhada, ande entre as árvores milenares do Parque Nacional Península Bruce.

4 – Época de colheita (Toscana, Itália)

outono-momondo4outono-momondo4

Poucos países levam suas colheitas de outono tão a sério quanto a Itália. As datas exatas variam de ano em ano de acordo com o clima, mas, por todo o país, Sagre (festivais de colheita) estão sendo realizados para homenagear tudo que possa estar entre uvas e castanhas, cogumelos, abóboras e até polenta.

Do meio de setembro ao começo de outubro é a época ideal para visitar a Toscana –uma região que fica no coração da tradição gastronômica italiana –, onde a temperatura fica mais suave durante o dia, agradavelmente fria durante a noite, as paisagens são vividas em diferentes tonalidades, e sons e cheiros do interior podem ser sentidos.

Participe da antiga tradição da Vendemmia (colheita da uva) e aprenda sobre os vinhos locais e como eles são feitos. Parta em uma caçada por trufas nas florestas da Toscana (e não se esqueça de provar um autentico macarrão com cogumelos porcini!). Vá um pouco mais tarde e aproveite a colheita das azeitonas –nós fortemente recomendamos um tour de degustação de azeitonas. Delicioso.

5 – Gastando pouco (Lisboa, Portugal)

outono-momondo5outono-momondo5

Uma das vantagens de viajar fora das altas temporadas são os preços mais baixos. Se você está à procura de uma opção onde vá gastar menos, a capital de Portugal às margens do rio, Lisboa, se encontra com os menores preços depois que os turistas que aproveitaram o verão fizeram suas malas e foram embora.

O sol ainda estará no céu e a temperatura continuará calorosa, mas não sufocante, e os hotéis e restaurantes estarão oferecendo preços com descontos. Fique no centro e explore a história e arquitetura milenar da cidade –sem as multidões de turistas dificultando sua vida– ou pegue um trem e comece a aproveitar sua praia em menos de 30 minutos.

Para mais informações sobre as épocas mais baratas para se viajar, confira nosso Calendário para Economizar em Viagens.

6 – Primeiras nevascas (Islândia)

outono-momondo6outono-momondo6

Para dar as boas-vindas ao período de hibernação e avançar para os dias de neve, você verá que Islândia significa espaço, ar fresco e liberdade nos meses que levam ao inverno. Pegue mirtilos selvagens, observe focas descansando em praias de areia negra, se aqueça em piscinas termais naturais ou ajude no réttir anual, onde fazendeiros e famílias sobem os remotos vales para juntar suas ovelhas e cavalos antes do inverno.

Com preços baixos e menos multidões, alugar um carro é um ótimo jeito de explorar as cachoeiras, vulcões e geleiras do interior –e procurar pelas primeiras Luzes do Norte da estação. Se ficar na capital, fique de olho no Reykjavik da Iceland Airwaves, um festival conhecido por seu ambiente íntimo e divertido, com showcases trazendo novas músicas tanto de locais como de bandas internacionais.